No sítio do deputado federal Brizola Neto, Tijolaço, mais uma matéria esclarecedora sobre o mercado de fertilizantes e o papel do Brasil como um dos maiores importadores mundiais desses produtos. O país é dependente de algumas poucas empresas estrangeiras. Então, Petrobras e Vale investirão juntas na produção dos insumos para a produção de fertilizantes (N P K), com o intuito de reduzir a dependência nacional de importações no setor. Leia a respeito: Vem aí a Brasilfértil?.
O interessante é que a grande mídia não fala dessas ações que envolvem um mercado que mobiliza US$10.000.000.000 por ano.
Fundamental para a agricultura brasileira Só para contar uma realidade: O arroz do Uruguai entra no Brasil a U$10 enquanto seus insumos são muitos menores. Se quero trazer os insumos (adubo, 'defensivos', óleo diesel, pneus...) sou preso ainda na fronteira acusado de contrabandista.
ResponderExcluirIsto representa menos empregos no Brasil.
O Mercosul é 10 em mil aspectos, mas temos tb que nos fixar em particularidades.
Se a produção brasileira de fertilizantes crescer, diminui a discrepância, mas temos que ser autossuficientes tb em "defensivos' et al!
Grande abraço e lutamos sempre por 1 Brasil para Tod@s!
Saroba