Ou seja, as Organizações Globo (OG) escancaradamente abriram mão da "liturgia" do jornalismo pretensamente imparcial e repleto de falsa seriedade. A tal da "liturgia do cargo" que o GM perdeu, já faz tempo, e que viviam achincalhando o Lula por não manter, quando da campanha política de 2010. Pararam de tentar aparentar serem um legítimo órgão de informação, de utilidade pública, detentor de uma concessão pública.
O Lula continua sendo respeitado no Brasil e no mundo, inclusive por sua naturalidade e pelas suas magistrais, e politicamente frutíferas, quebras de protocolo junto às grandes lideranças mundiais. Já as OG e o GM (et al.)... Quando a gente imagina que eles já estão rasteiros, no rés-do-chão, conseguem ir mais para baixo ainda. Onde estará o limite? Quando atingirão, por fim, o fundo do poço? Quando e como terminará sua irresponsabilidaade perante a nação brasileira?
De fato, as águas de uma imensa cachoeira estão fazendo um turbilhão ao caírem naquele lago até então sereno em cujo fundo acumulavam-se os detritos, a podridão, de muitos anos de nossa história. Privataria, jogos ilegais, vendas de sentenças, corrupção de empresários, de servidores públicos, de políticos... Tudo, mas tudo mesmo, tem que vir à tona nesse agitar das águas.
É irônico que em 2012, ano previsto para acabar o mundo, segundo especulações sobre o calendário Maia, tanta bandalheira esteja sendo exposta ao sol, à luz. Pode ser mesmo, para nós, brasileiros, o fim de um mundo dominado por uma elite tacanha, racista, escravocrata, e por empresários (os da comunicação em destaque) completamente inescrupulosos em sua sanha por poder.
Aguardo que a água barrenta e fétida ora levantada seja levada a jusante, para o profundo mar da história, de um passado para o qual olharemos com desdém, tristeza e uma certa vergonha.
Pode ser que essa cachoeira também nos banhe a todos com a água límpida que nos levará a ter a casa arrumada e digna, pela primeira vez em nossa história, depois que todo esse torvelinho passar.
Assim espero!
Nenhum comentário:
Postar um comentário