Não custa lembrar que em 1991 o Brasil auscultado era aquele que saía do período do governo Sarney. O Brasil medido em 2000 estava em meio ao segundo mandato de FHC. Quem tem memória razoável há de se recordar que os dois últimos anos do governo FHC (2001-2002) foram praticamente desesperadores para todo mundo, com o Brasil recorrendo ao FMI e com a população em geral alijada de perspectivas para o futuro. O Brasil analisado em 2010 retrata os oito anos dos dois mandatos de Lula somados aos negativos dois últimos anos de FHC.
Muitos dos dados podem ser até questionados, mas no sentido geral mostram uma tendência bastante positiva dado o curto intervalo de tempo da amostragem. Por exemplo, o ministro Paulo Renato, de nada saudosa memória, para mim, implementou a política educacional da não reprovação exatamente para melhorar quantitativamente os índices educacionais do país, em detrimento de buscas por melhoria qualitativa.
A grande mídia vem tentando nos empurrar uma percepção distorcida dos resultados, mas perante os mapas e munidos de uma boa memória, fica fácil perceber algumas verdades que a mídia tenta obscurecer.
Aí cabe uma charge do Bessinha, publicada em matéria sobre o tema no sítio de Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada:
0 comentários:
Postar um comentário