Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Meu nome também é Lula
(19set2012)


Por Eduardo Guimarães


Estando em pleno gozo de todos os direitos políticos e de todas as demais garantias individuais concernentes à cidadania brasileira, diante da campanha hedionda de difamação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ora promovida por seus adversários políticos (declarados e enrustidos), venho fazer uma declaração.

Acompanho a trajetória de vida do ex-presidente desde a campanha eleitoral de 1989. Dá quase um quarto de século. A cada dia desses 23 anos, com intervalo de nem uma centenas de dias, se tanto, vi e ouvi todo tipo de acusação contra ele. Todo tipo que se possa imaginar.

Naquele 1989, os mesmos grandes meios de comunicação que hoje, após tanto tempo, continuam lançando acusações análogas às de outrora contra o ex-operário, chegaram a convencer o Brasil de que ele era mais rico do que o adversário Fernando Collor por morar em uma casa emprestada por um empresário.

Acompanhei a vida de Lula, desde então. Como tantos sabem, sobretudo seus inimigos, ele não enriqueceu com a política. Muito pelo contrário, seu patrimônio – sobre o qual seus adversários construíram tantas farsas – não é tão maior do que era quando disputou a primeira eleição presidencial, há 23 anos.

Lula poderia ter tirado quanto quisesse da política, se quisesse…

Ele nunca se desviou do caminho que aquele que acompanhou a sua vida sabe que era o que verdadeiramente perseguia, o de dar ao filho do “peão” oportunidades menos inferiores às dos filhos dos janotas empertigados que se julgam melhores do que o resto por terem um sobrenome de origem européia e um canudo de papel outorgado por uma universidade.

Esse homem, com sua instrução rudimentar, ainda na minha juventude fez com que eu, que estudei nas melhores escolas de São Paulo, pudesse entender que um país injusto como o Brasil não é bom para ninguém, e que só com a igualdade de oportunidades é que poderia fazer jus ao conceito fundamental de nação.

É inevitável fazer a analogia entre a luta de Lula contra legítimos impérios empresariais e as mais poderosas forças políticas – começando por uma ditadura – e o conto bíblico da vitória do jovem e franzino David sobre o poderoso gigante Golias. Afinal, Lula venceu um gigante monstruoso. E venceu três vezes.

Dirão que construí, para mim, uma imagem romanceada de um político como qualquer outro. Mais uma vez provo que estão errados. Tenho todas as justificativas racionais do universo para dizer que Luiz Inácio Lula da Silva jamais traiu a minha confiança. O poder não o mudou e ele cumpriu todas as promessas que me fez ao fazê-las a todos os cidadãos.

Lula fez seu povo – como ele mesmo diz, os feios, os desprezados, os pobres e desesperançados – melhorarem de vida como jamais ocorrera e alçou o Brasil a uma era de ouro. E o principal: devolveu a auto-estima aos brasileiros.

Agora, querem se vingar das derrotas acachapantes que Lula lhes impôs. Querem macular seu legado com acusações farsescas, irresponsáveis, criminosas. Querem, se possível, vê-lo encarcerado, pois foi sempre isso que fizeram com adversários políticos desde que atiraram o país em uma ditadura sangrenta.

Pois se essa afronta prosperar, dividirei, orgulhosamente, o banco dos réus com o ex-presidente. E serei acompanhado por milhões. Mas como só posso falar por mim, juro que, se Lula for a um tribunal, estarei ao seu lado. E quando lhe perguntarem o nome, levantar-me-ei e direi que o meu também é Lula.

4 comentários:

Maria disse... [Responder comentário]

meu nome é maria assim como vc fico triste em ver lula sendo defamado por esse bando de caluniadores,lula sempre foi meu ídolo.Acredito na sua inocência e Deus vai ajudá-lo fique certo disso.Lula vai dar a volta por cima eu acredito e ele também,aqui em Belém tive o previlégio de ficar perto dele e nunca esqueci este dia,quando ele veio fazer campanha para a sua primeira disputa eleitoral para a presidência,votei e voto quantas vez for necessário e não me arrependi pois ele cumpriu tudo o que ele falou na época,homem de palavra,homem lutador e vencedor e é isso que seus adversários não aceitam.Meu nome também é Lula

Maria disse... [Responder comentário]

Oi meu nome é Maria e assim como vc fico muito triste em ver o meu ídolo Lula ser caluniado,esse bando de covardes não admitem perder e por isso fazem qualquer coisa para estar no poder.Eu já vi esse filme, querem manchar de novo a imagem de uma pessoa íntegra.Gente não se deixem enganar por essa conversa,é mais uma enganação,esse marcos valério é um borra cuecas,não tem mais pra onde correr e por isso esta atacando Lula, só agora ele vem com essa conversinha de malandro querendo tirar proveito esse mequetréfe nem honra as calças que veste.Lula Deus está contigo ,não temas tudo vai ser esclarecido acredite.Meu nome também é Lula com muito orgulho

Maria disse... [Responder comentário]

Olá,meu nome é Maria,assim como vc fico muito triste com a difamação do nosso eterno presidente Lula,homem guerreiro e vencedor que fez muito pelo nosso amado Brasil.Já vi esse filme de tentativa de desmoralização contra o meu querido Lula e assim como da outra vez ele vai sair vitorioso, nem adianta tentarem contra ele pois sabemos de sua ombridade.A mídia é cruel e traiçoeira assim como os adversários políticos do meu querido Lula que esta pagando o preço de ter ficado do lado dos pobres e eles não querem de jeito nenhum que ele volte de novo,por que infelizmente nesse país os poderosos não admitem perder,bando de caluniadores.Espero que Lula tenha força pra aguentar essa maldade política .O Marcos Valério é um mequetréfe sem noção e medroso ele tem que lavar a boca pra falar do Lula.Quem não lembra daquela mulher que apareceu com o rosto todo roxo afirmando que Lula havia batido nela,pura enganação, maldade e interesse político,pois naquela época Lula estava ficando conhecido e admirado por muitos brasileiros.Pois é eles não descansam, mas Deus está do lado de Lula e tudo vai ser esclarecido pode ter certeza meu querido e inegualável Lula será glorioso.

Aquiles Lazzarotto disse... [Responder comentário]

@Maria

Prezada Maria,
Vejo em Lula um ser humano tão falível quanto qualquer um de nós, mas vejo também que, mesmo humano como nós, ele se tornou um dos maiores estadistas que nosso país já produziu, além de uma referência mundial quanto ao que deve ser um estadista. Abraços, e obrigado por navegar aqui por esse singelo blog.