Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

domingo, 11 de novembro de 2012

Daqui a pouco, um assassinato
será cometido no Fantástico
(11nov2012)

Por Daniel Negreiros Conceição, em Luís Nassif Online

Prezado Nassif.

Meu pai é hoje o reitor da UFRJ. Portanto, o impacto da sensacionalista e mentirosa matéria que será veiculada no domingo pelo programa Fantástico da Rede Globo será maior sobre a minha família. Também por isso sei bem o quão injustas são as acusações, pois conheço a conduta das pessoas que estarão sendo atacadas. Mas mesmo que meu pai não fosse o reitor, a minha indignação com o que está sendo feito contra a nossa UFRJ e contra o ensino superior público não seria menor.

Soubemos nos últimos dias que o Fantástico de hoje trará uma matéria aparentemente sensacionalista (dado o que foi dito na chamada veiculada no dia de ontem) acusando a gestão passada e atual da UFRJ de desvio de verba pública. De fato, não houve desvio de verba alguma. O que houve foi o uso da Fundação José Bonifácio (fundação de apoio criada justamente para gerir os recursos da UFRJ) para administrar os recursos recebidos pelo Banco do Brasil para realizar obras como o Restaurante Universitário e eventos acadêmicos. É essa prática, tão comum nas universidades publicas, que a Globo chamará de "desvio de recursos" de forma covarde e irresponsável. Comprovadamente, cada centavo recebido do Banco do Brasil foi usado para satisfazer demandas da UFRJ (na maioria das vezes demandas históricas como o bandejão). O que é mais grave, deverão sugerir à população que "as verbas desviadas" (novamente, o absurdo do termo, que dá impressão de subtração) foram usadas para enriquecer os gestores da Universidade. Chegaram ao cúmulo de filmar a modesta casa de três quartos que meus pais construíram em Itaipava, tijolo a tijolo, com enorme sacrifício, ao longo de vinte anos, como exemplo de tal enriquecimento. A covardia das acusações é ainda mais notável porque o próprio relatório da CGU apontando como irregular o repasse das verbas para a FUJB reconhece que não há quaisquer indício de uso indevido das verbas. Novamente, cada centavo foi comprovadamente utilizado para beneficiar a UFRJ.

Os esclarecimentos da UFRJ sobre cada indagação da Globo podem ser obtidos no site da instituição: http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=13388_Em-defesa-da-universi...

Peço a sua ajuda para que ajude a combater essa injustiça.

0 comentários: