Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cuiabá: PM demite comandante de base e afasta soldados da Rotam
(8mar2013)


Policiais militares agrediram seis alunos da UFMT, durante uma manifestação em Cuiabá

Reprodução
Vídeos mostram ação truculenta de policiais 
militares contra os manifestantes

Por Katiana Pereira, no sítio Midia News
Da Redação

O comandante do Comando Regional I, coronel Jadir Metelo Costa, exonerou, nesta sexta-feira (8), o comandante da Base Comunitária da Polícia Militar do bairro Boa Esperança, em Cuiabá, o capitão PM Gilson Vieira da Silva.

Ele foi apontado como o responsável pela ação desastrosa na última quarta-feira (7), quando PMs agrediram estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante uma manifestação, na Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Pelo menos 10 alunos ficaram feridos, depois de serem atingidos por balas de borracha. Outros foram agredidos com socos e pontapés.

Além do comandante, dois policiais militares da Rotam (Ronda Ostensiva Tático Móvel) foram afastados pela Corregedoria da Polícia Militar. Os PMs, cujos nomes não foram revelados, aparecem em um vídeo agredindo os estudantes.

No lugar de Silva, assume o capitão PM Marcos Amorim.

“Fizemos análise das imagens e chegamos à conclusão que o responsável pela ação era o comandante da base comunitária e quem iniciou toda a confusão foram os dois policiais da Rotam, que também foram afastados”, disse o coronel Costa ao Midianews.

A Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp) informou que foi instaurado um inquérito administrativo para apurar o fato, e nomeou um oficial superior como encarregado para acompanhar o procedimento.

Caso sejam comprovadas as agressões, as punições vão desde a advertência à exclusão da corporação.

Os alunos protestavam contra o fechamento de 50 vagas nas casas de estudantes mantidas pela Universidade, no bairro Boa Esperança. A desocupação deve acontecer até o próximo dia 22.

Os estudantes afirmam que vão acionar o Estado, por conta das agressões.


Policia acionada 

A Secretaria de Segurança informou, por meio de nota, que, por volta das 11h de quarta-feira, o chefe de segurança do campus da UFMT de Cuiabá, Rubens Malcon, por orientação da prefeitura do campus, telefonou com o comandante da Base Comunitária do bairro Boa Esperança, para informar sobre a manifestação dos estudantes.

Durante a manifestação, no período da tarde, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu diversas chamadas telefônicas solicitando o desbloqueio da Avenida Fernando Correa, em Cuiabá.

Devido aos chamados, mais equipes da Polícia Militar se deslocaram ao local da manifestação.

0 comentários: