Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

domingo, 17 de março de 2013

Em Zurique, e em toda a Europa, Comunidades Grileiras estão em fortalecimento
(17mar2013)



Por Ed Sutton, no sítio Occupy Wall Street

(Via Occupy.com) Podemos todos parar de torcer as mãos sobre "o próximo Ocupar". Quaisquer que sejam nossas razões para fazê-lo - preocupando-se com que isso possa varrer o mundo com uma força irresistível, ou se preocupando com que não possa - podemos ter certeza de que ele está chegando, apenas de uma forma que ainda não tínhamos imaginado ainda.

Temos de nos lembrar que o fenômeno global que chamamos de "Ocupar" ("Occupy") foi a coalescência (longe de ser espontânea) de várias correntes e códigos baseados em auto-organização que já andavam por aí há décadas - e ainda estão por aí. Este ethos anarquista invadiu a mais ampla consciência pública de uma maneira nova, e ainda que tenha sido batido de volta para a subsuperfície por surpreendente repressão do Estado em uma escala global, ele vai surgir novamente.

E se essa coalescência chamada "Occupy" foi em parte um produto de avanços nas comunicações, um breve momento quando as pessoas estiveram um passo à frente das autoridades - organização utilizando tecnologias ainda não totalmente compreendidas, monitoradas, ou de alguma maneira comprometida pelo poder estatal - a próxima coalescência global também o será. A democratização da tecnologia de comunicação continua a navegar para a frente, e os movimentos continuam a se desenvolver em paralelo.

Onde estão esses movimentos, então, essas comunidades e redes de resistência auto-organizadas em oposição às forças mais fortes do que nunca do neoliberalismo global militarizado e do fascismo corporativo?

Diante de nossos olhos, francamente. Eu só posso falar o que eu sei: por exemplo, na minha cidade de Minneapolis, que eu tenho acompanhado com interesse de longe, o Occupy Homes tem sido ativo e bem sucedido na luta contínua contra os despejos, às vezes usando a tática que seu nome descreve e que tem sido praticada na Europa há décadas: a grilagem.

Vivendo na Suíça, minhas atividades com o Occupy Zurique puseram-me em contato com a cena da grilagem de locais por aqui. Nota: a afinidade entre estes movimentos é bem expressa pelo fato de que a mesma palavra alemã é usada para "ocupar" e "grilar": besetzen. E vale a pena explorar brevemente os chamados "espaços auto-organizados", uma vez que a minha impressão é que a grilagem é um fenômeno tido amplamente como concedido na Europa, mas relativamente desconhecido nos Estados Unidos.

Visto como uma ameaça, e ameaçado de extinção

Comunidades autônomas e os edifícios que ocupam são um tema particularmente premente na Europa no momento. À medida que a austeridade varre o continente, as grilagens - entre os restos remanescentes de espaço comum (Freiraum) e, portanto, rebarbas na sela do cavalo de carga do neoliberalismo, a privatização - estão sendo sistematicamente esvaziadas.

Na Grécia, a onda de despejos de grilagens foi em grande parte impulsionada pela necessidade de eliminar verdadeiros centros de oposição ativa que ameaçam o status quo (ver meu retrato, de janeiro, de movimentos de antagonistas de Atenas, http://www.occupy.com/article/dispatch-greece-meeting-antagonist-movements e http://www.occupy.com/article/thank-god-fascists-dispatch-weimar-greece).

Na Suíça, no entanto, a ameaça ao status quo pela existência de atividades de comunidades autônomas não é tão profundamente sentida; anarquistas são vistos como uma minoria divertida, às vezes irritante, que chama pouca atenção na esfera política. Mas os movimentos para eliminar essas comunidades aqui são igualmente histéricos e duros.

Mesmo espaços auto-organizados que têm uma função amplamente reconhecida e apreciada na vida da cidade - como a Escola Autônoma de Zurique (ASZ), que oferece cursos de línguas e ajuda a defesa legal para comunidades de migrantes severamente sub-servidas - estão sendo ameaçados por interferirem no "desenvolvimento", e muitas vezes enfrentam uma violência policial desproporcional quando resistem ao despejo ou tentam grilar novos espaços.

Onde havia um incêndio misterioso no mês passado no Villa Rosenau, um grilo benquisto na Basileia o suficiente para que editoriais de apoio aparecessem no Basler Zeitung, de tendência de direita, o edifício foi simplesmente demolido pela polícia, sem aviso ou explicação.

E no último fim de semana, os moradores e simpatizantes do Binz, o mais antigo grilo de Zurique (e o que mais ou menos carregou a tocha dos movimentos Freiraum do final dos anos 60 e início dos anos 80 até hoje), foram recebidos com bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e canhões de água quando uma festa se transformou em uma marcha em direção ao centro da cidade para protestar contra a sua expulsão iminente.

Isso tudo me lembra muito do que eu vi na Grécia no último inverno. Talvez como resultado de exemplos em Atenas, há uma consciência e um medo crescentes entre as autoridades suíças sobre o que podem se tornar comunidades autônomas, caso as condições venham a mudar. Parece haver uma compulsão para "cortar o mal pela raiz", para reprimir cedo, enquanto estes grupos ainda são pequenos, desorganizados e vulneráveis.

A força dos números: construção de redes, mudando a narrativa

Mas esses grupos não são, na verdade, pequenos, desorganizados, ou vulneráveis. Isto é, enquanto eles continuarem a explorar novas tecnologias e métodos de comunicação, e a formar redes dentro dos países e entre fronteiras de maneiras que eram impossíveis até há pouco tempo. Tem havido uma recente proliferação de páginas do Facebook, blogs e comunidades hacktivistas promovendo a solidariedade e cooperação ativa entre grilos e zonas autônomas por toda a Europa.

Quando o grilo Villa Amalias em Atenas foi invadido no final de dezembro de 2012, e completamente desmanchado um mês depois, houve ações de solidariedade a partir de Barcelona, passando por Londres, até Copenhague, com grilos em toda a Alemanha e na antiga Iugoslávia mostrando particularmente uma ampla base de apoio. As "ondulações" chegaram até a Chicago.

E entre os cerca de 4.000 apoiadores do Binz que a polícia atacou no último sábado - tornando o centro da cidade de Zurique em um pântano encharcado fedorento de gás lacrimogêneo e lixo em chamas - havia não apenas ex-moradores de Villa Rosenau em Basileia, mas um número notavelmente grande de Autônomos Alemães . A solidariedade foi declarado online, com velocidade espantosa, de Atenas até Berlim.

Isso pode parece talvez insignificante - um blog ou uma discussão animada no facebook não é o mesmo que uma frente unida continental organizada em oposição credível para a estrutura de poder neoliberal. Mas não é muito irrealista dizer que é um passo nessa direção, e um que era inimaginável no contexto da "velha mídia".

Falando de "velha mídia", os poucos grandes jornais que apresentaram histórias sobre as últimas três horas do fim de semana, a batalha de rua no coração de Zurique (que se poderia pensar merecerem relatos um pouco mais aprofundados), focaram-se unicamente na extensão de danos causados ​​por vândalos, e evitaram qualquer referência aos fundamentos políticos do evento - fundamentos que teriam mostrado a interligação de ações similares e as reações que ocorrem em toda a Europa.

Esta é a mesma narrativa da mídia que vem mudando o assunto e desacreditando movimentos anti-capitalistas por quase duas décadas. Reportagem sobre a Batalha de 1999 em Seattle vem à mente; torna-se desnecessário dizer que táticas de propaganda semelhantes também foram empregados nas coberturas do Occupy. E mesmo as melhores tentativas de defensores desses movimentos de reformular a conversa - os escritos de Rebecca Solnit são um exemplo - têm sido até recentemente muito ineficazes.

"10.000 grilos contra seu mundo da depressão!"

O ponto é: isso está mudando. Os jornais e redes continuarão contando a mesma história. Mas, com a explosão das redes sociais online e novas mídias, as versões dos eventos de televisão e jornal estão se tornando cada vez menos relevantes para o discurso que realmente ocorre entre as pessoas.

A comunicação, coordenação e solidariedade se tornando evidente entre as comunidades de posseiros (grileiros) anteriormente insulares é um sinal muito promissor. O próximo passo será o de começar a dirigir essa comunicação a partir do movimento para fora, que poderia tornar-se visto como um movimento, e, portanto, um movimento ao qual as pessoas podem aderir.

Histórias estão surgindo sobre pensionistas na Alemanha grilando um centro de idosos sob ameaça de fechamento devido a falta de fundos; dos indignados espanhóis invadindo prédios de apartamentos fechados e vagos, não para grilar, mas para proporcionar espaço de vida para as pessoas de todos os matizes recentemente despejadas; de habitantes de Minnesota combatendo os bancos e se recusando a deixar suas casas; mesmo de movimentos anarquistas sendo forjados nos tumultos atuais do Oriente Médio.

O tempo parece maduro para começar a introduzir filosofias de ocupação, tais como auto-organização e luta por Freiraum e pela preservação de comunidade numa discussão pública mais ampla.

Então eu vou começar agora com um apelo, da Europa para os Estados Unidos, para radicalizar. É freqüentemente observado quantas casas estão vagas na América, em número suficente para superam o número de famílias desabrigadas. O que fazer com todas essas casas? Mudem-se para elas.

Mudar, e usar todos os canais da nova mídia disponíveis - a partir de sites de redes sociais a blogs para podcasting ao ainda emergente software Commotion - primeira para organizar e aprender sobre os aspectos práticos da grilagem, em seguida, para se certificar de que todo mundo saiba por que está ocupando as casas.

Vocês podem esperar solidariedade e apoio da Europa.

Obs.: tomei a liberdade de traduzir este texto porque acredito ser muito importante que saibamos da existência e da vitalidade dos diversos movimentos sociais em busca de condições adequadas de vida, na contra-maré dos interesses de governos, das grandes corporações e dos banqueiros. A grande mídia não veicula praticamente nada sobre o tema e, quando o faz, trata de criminalizá-los, taxando-os de vandalismos e coisas do gênero. Uma estratégia muito comum usada para amedrontar o expectador médio, tentando colocâ-lo prontamente contra tais movimentos.

Aquiles Lazzarotto

0 comentários: