Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

No Dia Mundial de Combate à Homofobia, velha mídia mostra sua cara
(17mai2012)

Por Alexandre Haubrich | Jornalismo B

No Dia Mundial de Combate à Homofobia, a velha mídia brasileira mostrou mais uma vez seu velho ranço conservador. O mofo a que cheiram os maiores jornais do país amarela cada uma de suas páginas, e embolora cada uma de suas edições em um silêncio conivente com a discriminação.

Em uma data que marca mundialmente uma das mais atuais lutas sociais estabelecidas nas sociedades ocidentais – e, no Brasil, o tema tem tido grande debate por conta da ascensão do radicalismo de direita – o silêncio tomou conta dos sites de Estadão, Folha de S. Paulo e O Globo. A Rádio Globo, por sua vez, falou, mas a voz que ali se ouviu foi a voz da reação, não da mudança.


 Pela manhã, o deputado Jean Wyllis (PSOL), comentou em seu perfil no Twitter:
Acabo de me recusar, no ar, na Rádio Globo, a debater homofobia e direitos humanos de LGBTs com Bolsonaro. Não rebaixo a pauta LGBT! A emissora não me avisou da presença do deputado homofóbico e eu já entrei no ar ouvindo seu discurso odioso e difamador dos homossexuais. Não há como debater algo sério como direitos humanos de LGBTs (assunto sobre o qual há tanto preconceito) num clima sensacionalista. O deputado homofóbico não oferece argumentos contrários à criminalização da homofobia; oferece tão somente ofensas e hipocrisia! Não dá! Não me farei de escada para elevar discursos de ódio que já têm espaço demais nas mídias, contando inclusive com aval de apresentadores.
A Globo, como o deputado Jair Bolsonaro, não trata o tema com a seriedade que merece. Aquela por estar preocupada apenas com sua audiência – e a díade conservadorismo/sensacionalismo é ideal para isso – e este por encarnar os ideais mais reacionários presentes na sociedade brasileira. Reacionários, intolerantes e ignorantes, já que, além de defender valores da reação, Bolsonaro não aceita as diferenças e não pauta seu discurso pela argumentação, como bem escreveu Jean Wyllis. É com Bolsonaro no ar que a Rádio Globo se propôs a falar sobre o Dia Mundial de Combate à Homofobia, uma apelação à falta de bom senso e à idiotia apática de boa parte de sua audiência.

Na Folha e no Estadão, a busca em seus sites apresenta apenas uma matéria sobre a temática da homofobia. E, nos dois casos, a matéria é a mesma, produzida pela Agência Brasil. No caso da Folha, a matéria sai com a assinatura da BBC Brasil, que nada mais fez do que copiar informações. No site de O Globo, com exceção de um comentário no blog de Ancelmo Góis e da seção “As mais comentadas do Twitter”, a última referência à “homofobia” aparece apenas no dia 28 de março. Ou seja, nenhuma produção de reportagem nos sites dos três principais jornais do país.

O silêncio e a omissão não carregam qualquer carga de neutralidade. São, em verdade, formas de atuar pela manutenção do estado das coisas. E o estado das coisas são, como disse a matéria da BBC Brasil que a Folha e o Estadão reproduziram, 3,4 denúncias de homofobia a cada dia no país, e agressões físicas e verbais que se repetem por todos os lados. O estado das coisas é também uma televisão que reforça preconceitos travestindo-os de humor e entretenimento. O silêncio e a omissão dos maiores jornais do país de nada servirá para a luta pela reversão desse quadro em favor da democracia.

*O Sul 21 publicou uma boa reportagem sobre o Dia Mundial de Combate à Homofobia, assim como fizeram diversos blogs de todo o país.

0 comentários: