Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Crianças diferentes
(8fev2013)

Há alguns dias tive a oportunidade de manter uma longa conversa com um professora da rede pública de ensino fundamental daqui de Cuiabá. Entre os muitos assuntos relativos aos nossos respectivos trabalhos - ambos somos professores -, um me veio agora à lembrança ao ler uma postagem do blog SÍNTESE que trata das crianças "diferentes" que estão começando a nascer na Terra.

Minha amiga relatou-me o caso de um menino que não se interessa em absoluto por nada que a escola lhe proporciona. Seu único e exclusivo interesse é por Biologia. Segundo ela, ele devora livros de biologia, suas figuras e principalmente tudo sobre animais.

Encaminhado à sala de informática, o aluno, por indicação da professora, foi apresentado a sítios os mais diferentes que tratam da vida animal. A professora contou que o menino é capaz de falar longamente sobre animais de todo o mundo. Conhece seus nomes, seus hábitos, seus habitats. É o único tema que o faz falar, que o mobiliza, permitindo-lhe mostrar que tem boa memória e boa capacidade de apreender conhecimento. Mas desde que seja o conhecimento que lhe interessa. Os demais ele dispensa.

Qualquer outra atividade da escola o deixa alheio, completamente. Exceto por eventualmente jogar futebol, e mesmo assim sem grandes interações com os demais meninos.

O texto do blog SÍNTESE tem o título "Uma nova 'casta' de humanos: o que esperar das crianças encarnando agora", e pode ser acessado clicando-se aqui.

Na verdade estamos, muitos de nós, adultos, estranhando as posturas de muitos dos atuais adolescentes. Sua capacidade de uso e interação com as novas tecnologias é fantástica. Sinto-me, muitas vezes, irremediavelmente ultrapassado quando me "bato" com os novos celulares, ipods, ipads etc. Há um intervalo ou uma barreira que não ultrapassarei no trato com esses equipamentos. Já para os jovens é um zás-trás. Em poucos segundos um adolescente vasculha seu celular e você acaba descobrindo coisas que nunca sonhou que aquele aparelhinho pudesse fazer ou guardar.

Se realmente uma nova e modificada geração de humanos está chegando, isso me parece uma excelente notícia, pois serão eles os herdeiros deste mundo. Herdeiros mais bem equipados para resolver tantas trapalhadas e limpar os ranços que as gerações anteriores (inclusive a minha) acumularam ao longo dos séculos. Boas vindas, então!

0 comentários: