Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Copa 2014 | Secopa (MT) detalha obras e pede envolvimento dos empresários para onda positiva (21mar2012)

Redação | 24 Horas News


Aproximadamente 150 empresários e dirigentes de 30 entidades como federações, sindicatos e associações participaram na noite dessa segunda-feira (19.03), de uma reunião ampliada no auditório da Fecomércio, em Cuiabá. Os presidentes da Fiemt, Jandir Milan e Fecomércio, Pedro Nadaf, anunciaram que vão esperar pela definição do escalonamento de horários dos servidores públicos para discutir eventuais alterações no funcionamento das empresas do comércio, indústria e serviços.

"Reunimos aqui as principais lideranças do segmento da indústria, comércio e serviços, o que discutimos será transmitido aos demais segmentos, empresas e sindicatos. É uma determinação do governador Silval Barbosa e estamos compartilhando as informações com a sociedade para buscar em parceria as melhores soluções", ressaltou o secretário Eder Moraes.

A reunião foi conduzida pelo secretário da Copa do Mundo da Fifa 2014, Eder Moraes, na presença dos adjuntos de Infraestrutura (Marcelo de Oliveira), Executivo (Maurício Guimarães), Projetos Especiais (Jeferson de Castro) e Desapropriações (Djalma Mendes). Depois de uma apresentação feita pelo assessor técnico de Mobilidade Urbana, arquiteto Rafael Detoni, sobre as obras e ações da Secretaria nos preparativos para a Copa do Mundo, os empresários apresentaram as principais dúvidas.

Dúvidas que variam de como será feito o abastecimento das empresas, o trânsito de caminhões, quais vias serão atingidas e em que proporção. A reunião atraiu grandes supermercadistas, diretores de shopping centers da Capital e até uma administradora de hospital, Patrícia Lins. Preocupada em como ficará o acesso à unidade hospitalar localizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) uma das vias de corredor do novo modal (VLT), a administradora disse que as informações divulgadas na reunião começaram a esclarecer, mas pretende acompanhar os detalhes para saber como evitar prejuízos ao atendimento no hospital especializado em pacientes cardíacos.

"Foi importante, entendi o que está sendo preparado, as estações do corredor do VLT, mas preciso aprofundar porque tenho caminhões com oxigênio que se locomovem todo o tempo, atendemos 24 horas. Só que a reunião já direcionou o que preciso fazer”, disse Patrícia Lins.

O comerciante do setor de móveis, Fernando Ávila, que também tem grande conhecimento na elaboração de projetos e execução de obras de engenharia, parabenizou a Secopa por tudo o que já foi elaborado. "Sei que não foi fácil chegar até aqui, vencer essas etapas, já trabalhei com obras e entendo as dificuldades”, destacou o comerciante. Fernando tem uma loja de móveis na Miguel Sutil entre o trevo das avenidas Dante Martins de Oliveira (Trabalhadores) e Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim). O empresário não escondeu a preocupação com a obra da maior trincheira, que vai durar 18 meses, mas acredita que com informações antecipadas será possível minimizar os impactos sobre o comércio na região.

Embora seja grande a ansiedade com o início das grandes obras, o empresariado está consciente de que será um transtorno positivo e a médio prazo a Capital terá grandes benefícios. O setor do comércio já criou um comitê empresarial para acompanhar o andamento das obras e ações. O presidente da Fecomércio, Pedro Nadaf, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Gasparotto, explicaram que a meta é contribuir com o processo.

Gasparotto, que já realizou reuniões com a Secopa anteriormente na sede da CDL, avaliou que toda manifestação do governo, como a iniciativa desta reunião ampliada, quebra a resistência porque mostra tudo o que está sendo feito. “Eram grandes as críticas de que nada está sendo feito, e vimos que não é verdade, grande parte das obras estão licitadas. Vamos ter seríssimas dificuldades com o trânsito, mas nos traz alegria porque teremos um transporte moderno e perspectivas de melhorias”, disse o presidente da CDL.

Jandir Milan considerou importante mostrar o cronograma das obras, desvios, pontos de congestionamentos. "É importante esclarecer o empresário para que possa se adequar”, disse o presidente da Fiemt, que levou também presidentes de sindicatos da construção civil, gráficas, metalúrgicas e mecânica, calcário, alimentação e bebidas, entre outros.

O trade turístico participou da reunião e foi representado por Luis Carlos Nigro, que também é presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares. “Foi muito importante atualizar estas informações para os empresários e estamos conscientes de que vamos ter que nos adequar, mas teremos uma significativa melhora”, comentou.

0 comentários: