Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Universidade Federal do Tocantins: docentes param a partir de hoje (21jun2011)

Professores da Universidade Federal do Tocantins irão paralisar as atividades no próximo dia 21

Por Shara Rezende
SESDUFT

Os professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) deliberam por unanimidade o indicativo de greve para o dia 21 de junho. A decisão foi tirada em assembleia geral, realizada na última na última segunda-feira, 13.

Durante todo o dia, os docentes dos sete campi irão paralisar suas atividades com intuito de discutir a situação dos docentes e avaliar o movimento. Uma nova assembléia será realizada para deliberar ou não pela greve.

“O indicativo de greve é uma questão precedente e necessária para mobilização, conscientização da categoria e também para levantar os argumentos prós e contra para a deliberação da greve”, destaca Vinicíus Pinheiro Marques, presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFT (SESDUFT).

Marques esclarece que os docentes da UFT estavam em estado de greve desde o dia 17 de novembro do ano passado. Ou seja, a partir daquela data foram estipuladas metas a serem cumpridas e estratégias de ação para conscientização da categoria sobre a importância da luta por um melhor plano de carreira e salário.

“Vamos participar de um encontro do setor das Instituições Federais Ensino Superior  (IFES) nos dias 17 e 18 de junho em Brasília para discutir com outras seções sindicais sobre como está a mobilização em outros estados e a negociação com o governo. E a partir destas informações é que nós, professores, decidiremos em assembleia geral no próximo dia 21 se entraremos em greve ou não”, acrescenta.

O presidente da Seção Sindical convida os três segmentos da universidade formada por docentes, discentes e técnicos para discutir sobre a greve. “Afinal todos sofrem prejuízos com a precarização do ensino nas suas mais diversas formas, quer pela questão estrutural e falta de professores e laboratórios, tanto como pela má remuneração de seus docentes e técnicos, além da falta de condições adequadas de trabalho e carreira”, finaliza Marques.

Para o tesoureiro da SESDUFT, Paulo Cleber Mendonça Teixeira, o indicativo de greve trata-se de uma resposta ao Governo que não atende as pautas de reivindicações da categoria. “Entendemos que uma greve agora é urgente sob um contexto de congelamento dos salários dos funcionários públicos federais até 2019”, observa.

Teixeira afirma que há também a precarização de contratos e perda de direitos trabalhistas, angustiando a base do movimento dos docentes. “A luta é dura, e convocamos todos os colegas a aderirem ao movimento como forma de forçar o governo a negociar de verdade”, declara o tesoureiro.

Fonte: ANDES-SN

0 comentários: