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Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aeroportos: privatizar lucros e socializar prejuízos (13jun2011)

Samba do avião (parcial) (Antonio Carlos Jobim)
Alaíde Costa

Para lembrar dos bons e velhos tempos em que essa sanha de expropriação da coisa pública ainda estava longe de nosso imaginário


Do sítio de Rodrigo Vianna (Escrevinhador), postagem de 10 de junho de 2011.

Aeroportuários ameaçam greve contra privatização de aeroportos

Por Juliana Sada

A ameaça de privatização dos Aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília mobilizou o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) a realizar assembleias nestas unidades, nos dias 7, 8 e 9. Em todas, os trabalhadores sinalizaram entrar em greve, caso o governo federal siga com a iniciativa de privatização. Também foi discutido o aumento do piso salarial, a revisão do Plano de Carreira e melhoria nas condições de trabalho da categoria.


O filé e o osso

De acordo com o Sindicato, entre essas unidades estão as que apresentaram os melhores resultados     econômicos entre as 67 administradas pela Infraero. Em 2008, Guarulhos teve R$ 340,7 milhões e Campinas, R$ 108,3 milhões. A maioria dos demais  aeroportos tem resultados insuficientes para remunerar o capital que seria investido pela iniciativa privada.

A Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil (Fentac) também já se manifestou contrária à privatização. De acordo com seu presidente, Celso Klafke, o governo tem condições e dinheiro para seguir administrando esses aeroportos que são “muito rentáveis”. Ele criticou o modelo de privatização proposto pela Agência Nacional de Aviação Civil pois o Estado ficaria com as unidades não-rentáveis: “privatiza o filé e estatiza o osso?”.


Entidades cobram Governo

Klafke endureceu a crítica ao lembrar do período eleitoral: “Um dos grandes discursos nas eleições foi, mais uma vez, a questão das privatizações, a diferença entre a posição do governo que aí está e da oposição, que defendia claramente a privatização. Para nós é dolorido fazer essa discussão, mas temos que fazer e vamos discutir (…) Para isso teria sido legal ter elegido o Serra, com todo respeito, porque isso a gente sabe que o Serra ia fazer”.

Tanto o Sina quanto a Fentac são filiados à CUT. O presidente da Central, Artur Henrique, já se declarou contra a privatização: “privatizar o que já está pronto, e dando lucro, é crime”. De acordo com ele, a diretoria da entidade se reunirá em breve para tirar um posicionamento em relação à questão.

Veja esta e outras matérias no sítio Escrevinhador, do jornalista Rodrigo Vianna.

É tudo o que os empresários sempre querem. Ficar com a parte lucrativa do sistema aeroportuário. Aliás, querem sempre a parte lucrativa de tudo o que é gerido pelo poder público. Privatização porca, essa. Os custos de manutenção dos aeroportos menores, necessários mesmo que deficitários, esses ficam por conta do tesouro nacional, composto pelos nossos impostos. Há que se ver o sistema aeroportuário como uma unidade, em que alguns segmentos geram recursos para a manutenção do todo.

O povo está engolindo a pílula do "caos aéreo" ministrada pelo PiG (Partido da imprensa Golpista), e acaba por achar "natural" entregar nossos maiores aeroportos aos empresários bonzinhos (que sustentam e pautam o PiG, é claro!). Ora, pílulas!!!

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