Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Da série "Tudo virá à tona": Desbaratado o maior processo de lavagem de dinheiro do mundo
(29mai2013)

Notícia de hoje colhida no sítio do The Sydney Morning Herald. O Westpac é um banco australiano. O fato é que tudo de sujo que antes sempre ficava escondido agora vem à tona. A exposição é inexorável nestes novos tempos em que nós precisamos, e desejamos, viver. As máscaras vão caindo, uma a uma. As farsas vão sendo expostas e submetidas à lei maior.

Westpac apanhado na investigação da maior lavagem de dinheiro do mundo

29 de maio de 2013 - 09:02

Por Peter Mitchell, Tom Hays e Raphael Satter

Promotores norte-americanos anunciaram o que eles dizem ser a maior acusação de lavagem de dinheiro internacional na história - uma trilha de US $ 6 bilhões ($ A 6.2 bilhões) que supostamente incluem US $ 36.9 milhões (US $ A 38.4 milhões) depositados em contas do Westpac Bank.

A trilha teria sido deixada pelo Liberty Reserve, baseado em Costa Rica, uma empresa de transferência de moeda e de processamento de pagamento que autorizava os clientes a movimentar o dinheiro anonimamente a partir de uma conta para outra através da Internet, quase sem fazer perguntas, e já viajou por 17 países, incluindo as contas do Westpac na Austrália.

Uma pessoa foi registrada sob o nome de "Joe Bogus", com o endereço "123 Fake Main Street" em "Completely Made Up City, New York".

Os promotores descreveram o Liberty Reserve como um "centro financeiro do mundo do crime cibernético ... um dos principais meios pelos quais os criminosos cibernéticos em todo o mundo distribuem, armazenam e branqueiam o produto de suas atividades ilegais ... incluindo fraude de cartão de crédito, roubo de identidade, fraude de investimento, pirataria informática, pornografia infantil e tráfico de entorpecentes".

Moeda virtual, 'a nova lavagem de dinheiro'
A lavagem de dinheiro do Liberty Reserve é apenas a ponta do iceberg e a Austrália está se tornando um lugar-chave para o crime de moeda on-line, diz Hugh McDermott, professor de aplicação da lei na Charles Sturt University.

"O escopo da conduta ilícita dos réus é impressionante", disseram as autoridades. Durante cerca de sete anos, o Liberty Reserve processou ​​55 milhões de transações ilícitas em todo o mundo para 1 milhão de usuários.

Os promotores disseram que 45 contas bancárias foram bloqueadas ou apreendidas.

Segundo a acusação, três contas Westpac feitas em nome de Technocash Ltd continham $ US36.9 milhões (US $ A38.4 milhões).

"O banco de escolha para o submundo do crime": 
Procurador Preet Bharara, dos EUA. Foto: AP

"Temos processos rigorosos em vigor para combater a lavagem de dinheiro e temos trabalhado em estreita colaboração com as agências reguladoras e de aplicação da lei", disse um porta-voz da Westpac.

Na Austrália, a agência responsável por detectar a lavagem de dinheiro é AUSTRAC, que passa informações para a Polícia Federal Australiana e para a Comissão de Crime australiano.


'Banco da escolha'

A rede Liberty Reserve "tornou-se o banco de escolha para o submundo do crime", disse o procurador estadunidense Preet Bharara, ao anunciar a abertura de uma acusação contra os réus, incluindo o fundador Arthur Budovsky, um americano que renunciou à sua cidadania dos EUA após decidir estabelecer-se em Costa Rica.

Alega-se que, ao contrário dos bancos tradicionais ou legítimos processadores on-line, o Liberty Reserve não exigia que os usuários validassem suas identidades.

Isso permitiu que os usuários abrissem contas usando nomes fictícios, incluindo "Hacker russo" e "Account Hacker". Uma pessoa foi registrada sob o nome de "Joe Bogus" com o endereço "123 Fake Main Street" em "Completely Made Up City, New York".

"A única liberdade que o Liberty Reserve deu a muitos de seus usuários foi a liberdade para cometer crimes - a moeda de seu reino era o anonimato, e tornou-se um centro popular para os fraudadores, hackers e traficantes", disse Bharara. "Era o oposto de uma política conheça-o-seu-cliente."


Lavagem dos tempos cibernéticos

"Estamos entrando na era cibernética de lavagem de dinheiro", disse Richard Weber, chefe da Divisão de Investigação Criminal do Internal Revenue Service, que também fez alusão a Al Capone, famoso chefe do crime de Chicago. "Se Al Capone estivesse vivo hoje, é assim que ele estaria escondendo o dinheiro."

A empresa operava uma das moedas digitais mais utilizadas do mundo, permitindo aos usuários enviar e receber "moeda em tempo real, instantâneo", segundo a acusação em um tribunal federal dos EUA em Manhattan.

Moeda digital, como o Bitcoin, foi desenvolvida como uma forma de fazer transferências anônimas através da internet sem pagar taxas a um banco. O Departamento de Justiça dos EUA alertou já em 2008 que os criminosos dependem cada vez mais da indústria da moeda digital para lavar e transferir fundos, pois isso facilita as transações financeiras fora das regras do sistema bancário tradicional.

Os supostos crimes envolveram apenas o Liberty Reserve e seus operadores, e não qualquer outra moeda digital, disse Bharara.

"As ações trazidas hoje referem-se apenas ao Liberty Reserve e a nenhum outro sistema", disse Bharara. "Nós não vamos tomar qualquer posição sobre a moeda virtual em geral, e não vamos tomar qualquer posição em relação a qualquer outra empresa particular que se envolva em algo que possa parecer na superfície com algo que o Liberty Reserve estava fazendo."


Prisões

Cinco dos sete acusados ​​foram presos na semana passada em uma ação global.

Budovsky, de 39 anos, foi preso na Espanha; o co-fundador Vladimir Kats, 41, foi preso no Brooklyn, em Nova York, enquanto que dois outros réus, Ahmed Abdelghani, 42, e Allan Jimenez, 28, continuam foragidos em Costa Rica, disseram os promotores.

Os nomes dos advogados dos réus não estavam ainda disponíveis.

"A ação de execução global que nós anunciamos hoje é um passo importante para frear o faroeste selvagem de internet banking ilícito", disse Bharara. "Como o crime se torna cada vez mais global, o longo braço da lei tem que ir ainda mais longe, e, neste caso, ele cercou a Terra."

Um aviso colado em todo o sítio do Liberty Reserve na terça-feira de manhã, dizia que o domínio "foi apreendido pela Equipe de Finanças Ilícitas Globais dos Estados Unidos [United States Global Illicit Team]". A partir da quarta-feira, o site não está mais acessível. As tentativas de alcançar o Liberty Reserve por telefone e e-mail não foram imediatamente bem sucedidas.

O Liberty Reserve foi incorporado na Costa Rica em 2006, apresentando-se como o maior processador de pagamentos e sistema de transferência de dinheiro da internet que serve milhões de pessoas ao redor do mundo.

A promotoria alegou que o Liberty Reserve foi amplamente utilizado para fins ilegais, oferecendo uma infraestrutura que permitiu a criminosos cibernéticos em todo o mundo a realização de transações financeiras não rastreáveis.

A rede cobrava uma taxa de um por cento sobre as transações através de "trocadores" - intermediários que convertiam moeda real em fundos virtuais e, em seguida, em dinheiro vivo.

Foi informado que quando as autoridades estadunidenses começaram a investigar a empresa, os acusados ​​pretendiam encerrá-la.

Mas a informação é a de que eles continuaram operando "e movendo dezenas de milhões de dólares através de contas de empresas de fachada mantidas no Chipre, Rússia, China, Hong Kong, Marrocos, Espanha, Austrália e em outros lugares".

Budovsky e Kats têm condenações anteriores por acusações relacionadas a um negócio de dinheiro transmitido sem licença, de acordo com documentos judiciais. Após esse caso, o par decidiu mudar a sua operação para a Costa Rica, dizem os documentos.

Em um bate-papo on-line capturado pelos investigadores, Kats admitiu que o Liberty Reserve era ilegal e observou que as autoridades nos EUA sabiam que era "uma operação de lavagem de dinheiro que os hackers usam".


Usuários legítimos

Enquanto as autoridades descreveram o Liberty Reserve como sendo repleto de criminosos, a facilidade de uso do site, as taxas baixas e as operações irreversíveis que dissuadiam fraudes também atraíram usuários legítimos.

Mitchell Rossetti, cuja ePayCards.com baseada em Houston foi um dos vários comerciantes tradicionais que aceitaram moeda on-line do Liberty Reserve, disse que sua empresa ainda tinha cerca de US $ 28,000 presos em contas no Liberty Reserve.

"A ironia disto é que eu fui até eles por causa da segurança", disse Rossetti. "Todas as vendas são finais."

Ele reconheceu que a moeda estava sendo usado por golpistas, mas disse que os fundos Liberty Reserve eram como qualquer outra moeda: "O dólar dos EUA pode ser doado a uma igreja ou pode pagar uma prostituta."

O Liberty Reserve parece ter desempenhado um papel importante na lavagem de recursos provenientes do recente roubo de cerca de US $ 45 milhões de dois bancos do Oriente Médio, segundo documentos tornados públicos pelas autoridades no início deste mês. Nesse esquema, os ladrões roubaram informações de cartão de débito e, em seguida, usaram-nas para drenar dinheiro de milhares de caixas eletrônicos em todo o mundo em questão de horas.

Como parte da inversigação do Liberty Reserve, as autoridades invadiram 14 lugares no Panamá, Suíça, EUA, Suécia e Costa Rica. Na Costa Rica, os investigadores recuperaram cinco carros de luxo, incluindo três Rolls-Royces. Bharara disse que as autoridades também apreenderam servidores do Liberty na Costa Rica e na Suíça.

Cada um dos sete réus é acusado de conspiração para cometer lavagem de dinheiro, o que acarreta um tempo máximo de 20 anos de prisão.

Eles também são acusados ​​de conspiração para operar um negócio de transmissão de dinheiro sem licença e de funcionamento de uma empresa de transmissão de dinheiro sem licença. Ambas as acusações carregam um prazo máximo de prisão de cinco anos.

AAP / AP / Bloomberg

Leia mais: http://www.smh.com.au/it-pro/security-it/westpac-caught-up-in-worlds-biggest-money-laundering-sting-20130529-2naa8.html#ixzz2UhGi6sRj

Tradução: Aquiles Lazzarotto

0 comentários: