Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

domingo, 22 de maio de 2011

Ferrovia para Cuiabá (22mai2011)

Postagem do sítio Agência T1:

Valec fará estudos até Cuiabá

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias assinou o termo de cooperação para a elaboração dos estudos de viabilidades econômica, de impactos ambiental e do projeto do trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) entre Rondonópolis e Cuiabá. A assinatura foi durante encontro com o secretário de Estado de Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo.

De acordo com o representante do governo estadual, a estatal federal não só irá assumir os estudos e projetos, como se comprometeu a captar recursos para financiar esta primeira etapa do projeto. “Agora vamos confirmar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e então a Valec assume a responsabilidade sobre o trecho”.

Além da Ferronorte, a Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico), também foi pauta da reunião entre empresários mato-grossenses, Francisco Vuolo e o presidente da Valec, José Francisco das Neves. O setor produtivo do Estado requereu à empresa que irá construir a ferrovia, a instalação de um terminal de embarque e desembarque no distrito de Paranatinga, Santiago do Norte. O local está entre os municípios de Água Boa e Lucas do Rio Verde, onde serão instalados terminais. Segundo Francisco Vuolo, o presidente da Valec solicitou a inclusão do terminal de Santiago do Norte nos estudos de viabilidade econômica.

Ainda de acordo com o secretário, a Valec anunciou que em julho será lançado o edital para contratação das empresas que irão construir a Fico.

Audiência Pública - O encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) com a América Latina Logística (ALL) e representantes do setor público e sociedade civil em Rondonópolis teve saldo positivo. De acordo com o superintendente do Instituto em Mato Grosso, Ramiro Martins-Costa, o debate sobre o trecho da Ferronorte entre Alto Taquari e Rondonópolis foi muito positiva e que os detalhes técnicos debatidos agora serão base para a elaboração da licença prévia.

Segundo ele, não é possível dar prazos porque estas licenças dependem de muitos detalhes e que isso pode interferir no processo, mas ao que tudo indica, não haverá entraves.

Fonte: A Gazeta - MT

0 comentários: