Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Terrorismo da Míriam Leitão com a inflação é baseado em mentiras (9mai2011)

Terrorismo da Míriam Leitão e do seu patrão, o jornal O Globo, com a inflação é baseada em mentiras e manipulações!!!

Sou leitor assíduo do Blog do Passarinho Pentelhão. Ele tem estômago para ficar lendo matérias do PiG (Partido da imprensa Golpista). Eu já não tenho há anos. Mesmo as notícias cotidianas não busco nas emissoras de TV do PiG. No máximo, assisto ao Jornal da Record, que vem tendo cada vez melhores jornalistas.

Eis a "manchetaça" do jornal O Globo de ontem, dia 07/05/2011: "Inflação estoura a meta pela 1ª vez desde 2005".

Repararam no "1ª vez desde 2005"??? É isso mesmo, o jornal nos ensina que nem sempre a primeira vez é a primeira vez de verdade. Ora, se o jornal faz questão de pagar este mico, porque escrever que alguma coisa é a primeira vez desde 2005 é um grande mico sobre quaisquer ângulos, é tão somente pela vontade muito grande de sacanear o governo.

Poderia ter dito apenas que a inflação estourou a meta da inflação nos últimos doze meses. Não passaria a vergonha que todo aluno no primário passa ao falar algo do tipo "pela primeira vez desde o ano passado!!!", e já estaria sacaneando o governo por dois motivos:
1. A meta da inflação é fechada em dezembro e só informar que nos últimos doze meses ela foi ultrapasada dá a entender que o governo perdeu a guerra, o que não é verdade;

2. O fato mais importante da divulgação do IPCA ontem e comemorado por todos que não torcem contra o país é que o resultado surpreendeu e veio abaixo do esperado. Esta informação não é encontrada no título, no subtítulo e nem no texto da primeira página!!!
Quem for insistente e chegar até a página 29, a principal de economia, encontrará então, se estiver atento para não passar direto, estas palavras:
O mercado vinha esperando uma taxa maior para abril, entre 0,83% e 0,89%./blockquote>
Esta informação que o jornal fez de tudo para esconder dos seus leitores era tão importante que levou a Bolsa de Valores a subir forte e as taxas de juros futuro a caírem. Vejamos um trecho da matéria da página 35 intitulada "Bolsa sobe 1,59%, primeira alta em maio, mas ainda é a que mais perde no ano":
No Ibovespa, 59 dos 69 papéis que compõem a carteira tiveram ganhos. Os destaques ficaram para papéis de construtoras e bancos. O motivo foi o IPCA, que teve alta de 0,77% em abril, ante uma expectativa de 0,85% de analistas. A surpresa provocou queda dos juros no mercado futuro e beneficiou papéis que dependem do crédito.
Como pilantragem pouca é bobagem, vamos agora dar uma olhada em uma Míriam Leitão nitidamente contrariada com o resultado da inflação abaixo do que os analistas esperavam. A "manchetaça" indicava também sua coluna como parte da matéria.

Vamor começar com o título de seu artigo: "No teto e subindo"

Calma Pentelhão!!! Atenha-se aos dados e não escreva o que você está pensando!!! Está certo. Vamos então dar um pulinho na página 32 onde encontramos os indicadores econômicos que o jornal publica diariamente. Se é verdade que a inflação acumulada nos últimos doze meses pelo IPCA ainda está subindo, vejamos a inflação mensal dos últimos 4 meses:
Janeiro = 0,83%;

Fevereiro = 0,80%;

Março = 0,79%;

Abril = 0,77%.
Alguém viu a inflação subindo pelo índice mensal do IPCA?????

Mas vamos dar uma olhada também no IGP-M, outro importante índice de inflação. Primeiramente, no acumulado dos últimos doze meses:
Fevereiro = 11,30%;

Março = 10,95%;

Abril = 10,60%.
Alguém viu a inflação subindo pelo índice do IGP-M acumulado dos últimos doze meses?????

Por, fim, vejamos o índice mensal do IGP-M dos últimos três meses:
Fevereiro = 1,00%;

Março = 0,62%;

Abril = 0,45%.
Alguém viu a inflação subindo pelo índice mensal do IGP-M?????

Como pode ser observado, é preciso muita má vontade para dizer que a inflação, mais do que alta, está subindo. Mas a coisa é um pouco mais grave. Qualquer curioso, não precisa ser economista, sabe muito bem que o IGP-M é uma espécie de prévia do IPCA. Ou seja, se o IGP-M está caindo mais fortemente que o IPCA isto indica que novas quedas ocorrerão no último. O Globo sabe disso. Míriam sabe disso. Mais uma sonegação de informações relevantes para seus leitores.

Agora Míriam falando da Petrobras e de petróleo:
Mas o preço que a Petrobras cobra é um mistério político. Não está no terreno da economia...
e
Do nada, os preços do petróleo caíram 10% na quinta-feira, e despencaram várias outras commodities. O bom da economia é que tudo tem explicação. O ruim é que elas surgem normalmente depois dos fatos.
Mentira! Todo mundo sabe qual o preço que a Petrobras cobra, Míriam também!, e todo mundo sabe que a Petrobras não repassa para os combustíveis a variação de curto prazo do preço do petróleo no mercado internacional! O recente aumento no preço dos combustíveis deveu-se tão somente ao aumento do preço do etanol cobrado pelos usineiros que acabou afetando também o preço da gasolina. De qualquer maneira, com o começo da safra, o movimento de alta já foi revertido. Em nenhum momento o preço cobrado pela gasolina pela Petrobras aumentou um único centavo e Míriam sabe disso. [Sobre isso, ver aqui postagem neste blog]

Mas Míriam demonstra certa confusão mental ao dizer que os preços do petróleo e de outras commodities caíram do nada, o que seria outra importante notícia para o combate mundial contra a inflação. Do nada, Míriam??? Fala sério! Pede ajuda aos universitários, querida!!! Repitamos o seu desabafo: O bom da economia é que tudo tem explicação. O ruim é que elas surgem normalmente depois dos fatos.

Pois o Pentelhão diria que, para o bem do Brasil, o bom é que todas as explicações da Míriam em forma de previsões se revelaram amadoras e erradas ao longo dos últimos oito anos.

Mais um trecho:
O Brasil conhece bem a inflação e o arsenal que nunca funcionou. Não dá certo apelo a empresário para que não reajuste seus preços, como foi feito esta semana pelo ministro Guido Mantega.
Ver a rainha do neoliberalismo no Brasil dizer que os empresários são insensíveis e jamais estarão dispostos a colaborar no combate à inflação não tem preço!!!

E, por fim, o trecho que encerra seu artigo e explica tudo para a gente:
As razões econômicas para a inflação estar no ponto superior da meta são muitas. A consequência política é sempre a mesma: governo que permite que o índice suba, corroendo o poder de compra e trazendo velhos desconfortos de volta, acaba perdendo popularidade.
Está tudo explicado! Em um dia em que todas as notícias, sejam no Brasil, sejam no exterior, foram positivas para a política de combate à inflação, o jornal O Globo e Míriam Leitão precisavam tentar convencer a população de que a inflação está subindo e que o governo está permitindo tal subida para que ele perca popularidade!!!

PIG e sem-vergonhice, tudo a ver!!!

Abraços, Passarinho Pentelhão.

Postagem de 8 de maio de 2011 do Passarinho Pentelhão.

0 comentários: