Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha (1dez2011)

A princípio o PVCR chamava-se PVNC – Pré Vestibular para Negros e Carentes –, mas percebeu-se que a fragilidade social não estava focada somente na questão da inclusão racial, e sim na questão geral dos excluídos socialmente. Assim surgiu o atual PVCR.

O Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha já funcionou no Ciep Ayrton Senna da Silva, na Igreja Metodista, no Clube Umuarama e atualmente, localiza-se no espaço cedido pelo Movimento Social de Comunicação Comunitária – TV Tagarela, na Travessa Servidão Leste, nº 27, no 5º andar, situado na própria comunidade. O PVCR não possui sede fixa dependendo assim, de espaços cedidos por parceiros na comunidade que acreditam em nosso projeto.

Por ser um movimento social, não possui nenhum tipo de financiamento. Toda a sua renda é adquirida no início do ano através das inscrições pagas por interessados em participar do processo seletivo, das mensalidades simbólicas que os alunos pagam e das festas organizadas pelos próprios alunos. Sendo esta última fonte de renda promovida com objetivo de arrecadar fundo para o pagamento das inscrições no vestibular, quando alguns alunos não conseguem isenção da taxa de inscrição. O dinheiro da mensalidade (25 reais) é utilizado para arcar com os custos das fotocópias utilizadas nas aulas que são ministradas, do transporte dos professores voluntários e da compra do lanche fornecido aos alunos nos intervalos das aulas de sábado. O PVCR funciona de segunda à sexta-feira das 19hs às 22hs e aos sábados das 8hs às 15hs.

Todos os envolvidos no projeto fazem o trabalho voluntariamente. Na maioria, jovens que já foram alunos do PVCR, passaram no vestibular e voltaram para dar continuação ao movimento seja como professores, seja como colaboradores na coordenação. Alguns professores e colaboradores já são formados alguns estão cursando ou concluindo a graduação no momento.

Acreditamos que a educação é o caminho para mudar nossa realidade. Diferente dos pré-vestibulares particulares, nossa meta não é inserir o maior número possível de estudantes na universidade, mas colocar “o cidadão” na universidade, tornando-o um instrumento de modificação das estruturas sociais. Queremos formar sujeitos críticos, cientes dos seus direitos e deveres, além de criar neles uma consciência coletiva. Procuramos trabalhar com o potencial de cada aluno para que isto reflita na comunidade como um todo.

Para dúvidas e informações envie um email para atendimento@pvcr.com.br

Do sítio Agência de Notícias das Favelas, publicado em 30 de novembro de 2011.

0 comentários: