Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 12 de abril de 2011

O Globo dá liberdade total de criação para seus repórteres (12abr2011)

Jornal O Globo dá liberdade total de criação para seus repórteres!!! Eles podem criar expressões debochadas e insinuar que foram criadas pelo Governo Federal!!! E tem mais!!!

Fabiana Ribeiro e Aguinaldo Novo assinam a principal matéria de economia do jornal O Globo de ontem, dia 10/04/2011, na página 27. Eis o título:

'Inflaçãozinha' boa para quem?

O título é duplamente debochado e induz o leitor, claramente, a acreditar que alguém do Governo afirmou que estamos tendo uma 'inflaçãozinha' e que ela seria boa para alguém. Bem, Pentelhão procurou na matéria inteira e não encontrou tal informação. Na verdade, procurou por procurar. Todos sabem que ninguém no governo deu tal declaração. Mesmo porque, se tivesse dado, teria provocado um grande bafafá na imprensa. O PIG não perdoaria!!!

O mais grave, porém, foi que a tentativa de fazer com que os leitores tivessem a impressão de que alguém do governo falou em 'inflaçãozinha' veio com o indevido uso das aspas. Prezados, sorte de vocês que não existe uma Comissão de ética na área jornalística, que nem existe nos Conselhos Regionais de Medicina, para julgar tais abusos. A imprensa no Brasil é inatíngível e tem total liberdade de criação! Principalmente quando se trabalha no jornal O Globo.

No quadrinho que acompanha a matéria, contudo, encontramos alguns dados interessantes, estrategicamente acomodados no cantinho do texto para não chamar muita atenção. O pentelhão, porém, dá aqui o destaque que eles merecem:
Segundo o professor da PUC-SP, Antonio Corrêa de Lacerda, praticamente todos os países que adotam o regime de metas de inflação vão ultrapassar seu teto em 2011: - A inflação é um fenômeno mundial - disse ele. Segundo dados da revista "The Economist" compilados pelo Ministério da Fazenda, em janeiro deste ano, a inflação anualizada da Rússia já estava em 9,6%, enquanto a da Índia, era de 9,7%, contra 6% do Brasil e 4,6% da China
Sendo assim, querido PIG, vamos falar a verdade! O Lula não deixou a inflação como 'herança maldita' só para a Dilma, deixou para, praticamente, todos os países do mundo, principalmente para os países dos Brics. Eta Lula poderoso!!!

Abraços, Passarinho Pentelhão.

Extraído do blog do Passarinho Pentelhão, postagem de 10 de abril de 2011.

0 comentários: