Valec fará estudos até Cuiabá
A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias assinou o termo de cooperação para a elaboração dos estudos de viabilidades econômica, de impactos ambiental e do projeto do trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) entre Rondonópolis e Cuiabá. A assinatura foi durante encontro com o secretário de Estado de Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo.
De acordo com o representante do governo estadual, a estatal federal não só irá assumir os estudos e projetos, como se comprometeu a captar recursos para financiar esta primeira etapa do projeto. “Agora vamos confirmar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e então a Valec assume a responsabilidade sobre o trecho”.
Além da Ferronorte, a Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico), também foi pauta da reunião entre empresários mato-grossenses, Francisco Vuolo e o presidente da Valec, José Francisco das Neves. O setor produtivo do Estado requereu à empresa que irá construir a ferrovia, a instalação de um terminal de embarque e desembarque no distrito de Paranatinga, Santiago do Norte. O local está entre os municípios de Água Boa e Lucas do Rio Verde, onde serão instalados terminais. Segundo Francisco Vuolo, o presidente da Valec solicitou a inclusão do terminal de Santiago do Norte nos estudos de viabilidade econômica.
Ainda de acordo com o secretário, a Valec anunciou que em julho será lançado o edital para contratação das empresas que irão construir a Fico.
Audiência Pública - O encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) com a América Latina Logística (ALL) e representantes do setor público e sociedade civil em Rondonópolis teve saldo positivo. De acordo com o superintendente do Instituto em Mato Grosso, Ramiro Martins-Costa, o debate sobre o trecho da Ferronorte entre Alto Taquari e Rondonópolis foi muito positiva e que os detalhes técnicos debatidos agora serão base para a elaboração da licença prévia.
Segundo ele, não é possível dar prazos porque estas licenças dependem de muitos detalhes e que isso pode interferir no processo, mas ao que tudo indica, não haverá entraves.
Fonte: A Gazeta - MT
0 comentários:
Postar um comentário