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domingo, 2 de dezembro de 2012

Cuiabá: depois do Natal vão começar as obras de infraestrutura do VLT na Av. XV de Novembro
(2dez2012)


Secopa se reúne com comerciantes; medida é para não prejudicar vendas do fim do ano

Foto: Thiago Bergamasco/MidiaNews
Avenida XV de Novembro: trânsito no local será 
alterado para implantação do VLT

Por Lislaine dos Anjos - MidiaNews

Em reunião com empresários e comerciantes do setor Centro Sul, nesta semana, representantes da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) e do Consórcio VLT Cuiabá afirmaram que as obras para implantação do novo modal de transporte na Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, na Capital, deverão ter início apenas após o dia 25 de dezembro.

Ao contrário do que ocorre em outras grandes avenidas de Cuiabá, a XV de Novembro não irá ganhar obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), porém, precisará ser interditada para a execução das obras de implantação de toda a infraestrutura do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), composta pela via permanente, rede aérea de tração e estações de transferência.

O pedido para que as obras no local fossem adiadas para depois do Natal foi dos cerca de 100 comerciantes e moradores da avenida e entorno que participaram da reunião, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães.

Foto: Thiago Bergamasco/MidiaNews
Prainha: após implantação do VLT, região voltará
 a funcionar com fluxo e contrafluxo de veículos

“Decidimos atender a uma solicitação dos empresários da XV de Novembro, mas sem prejudicar o cronograma da obra. O VLT percorrerá 22,8 quilômetros e nós teremos obras em todo esse trajeto”, afirmou.

Os projetos de interdição e rotas de desvio montados pelo consórcio já foram aprovados pela SMTU (Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos) e, após o período natalino, as obras deverão ter início imediato.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Centro Sul, Enoque Rezende, agradeceu a decisão de espera na execução das obras, a fim de não prejudicar as vendas de fim de ano.

“Somos parceiros, não somos contra a obra e essa reunião demonstra o empenho dos gestores em dar transparência às ações”, disse.


A obra

A Avenida XV de Novembro contará com a uma infraestrutura permanente do VLT instalada no meio da via, onde hoje estão locadas as faixas de rolamento (central e metade das duas adjacentes).

Como o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, já havia adiantado ao MidiaNews em entrevista anterior – clique AQUI –, após a implantação do VLT, a via não mais contará com estacionamentos ao longo das faixas de rolamento e todo o trânsito da região da Prainha será alterado.

De acordo com informações da Secopa, o trânsito de veículos continuará na avenida, para fins de acesso ao comércio local. Entre a via permanente do VLT e os passeios públicos haverá uma faixa de rolamento para os veículos, cada uma num sentido, devido à redução de capacidade para o tráfego em função da ocupação de parte de avenida para a inserção do VLT.

"Decidimos atender a uma solicitação dos empresários da XV de Novembro, mas sem prejudicar o cronograma da obra", afirma o secretário da Copa
Segundo Detoni, a capacidade da Avenida XV de Novembro vai diminuir, porém, os motoristas que antes trafegavam apenas de passagem pela via, e não buscando o comércio da região, serão deslocados para a Prainha, que voltará a funcionar nos dois sentidos, com fluxo e contra-fluxo divididos pelo canteiro central.

“A Prainha, do trecho do Ginásio do Colégio São Gonçalo até o Shopping Popular, volta a operar em mão dupla. Hoje, a avenida tem duas pistas que levam ao centro da cidade. Aquela pista que teve o fluxo invertido anos atrás, voltará a operar em sentido contrário. As pessoas que estão no Centro de Cuiabá e que querem ir para o Porto ou para Várzea Grande, irão dobrar à esquerda e pegar a Prainha”, explicou o assessor, na época.

Apesar da mudança de pista, Detoni defende que a capacidade viária para ir à Várzea Grande será mantida, uma vez que há três faixas de tráfego na Avenida XV de Novembro e três na Prainha – que perderá o estacionamento ao longo do meio-fio, dando lugar a terceira faixa.

“Com a transferência do fluxo de veículo para a Prainha, logicamente, ninguém mais vai poder estacionar. Eliminam-se as faixas de estacionamento, porque ficarão três vias de passagem para ir e três para vir”, disse Detoni.


Operação do VLT

O VLT irá operar nos dois sentidos de circulação em toda a extensão da avenida XV de Novembro.

A avenida terá duas estações de transferência: uma localizada próxima ao Atacadão, que também fará a integração com a rede de ônibus das regiões Oeste (Verdão, Cidade Alta e entorno) e Centro-Leste (Jardim Europa, Unic, Unirondon, Grande Terceiro e entorno); e outra, uma plataforma mais simples (padrão), será instalada na altura da Rua Caetano Santana, onde está localizado o Fiemtec (local de ensino mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).

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