Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Norma áurea da vida:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei"
(4dez2012)

Segue aqui o próximo capítulo do livro "Brasil, Terra de Promissão", publicado em 1969, ditado pelo espírito de Ramatis e psicografado por América Paoliello Marques.

Os capítulos anteriores, postados neste blog acompanhando a ordem em que são postos no livro, mas com títulos de chamada elaborados por mim, são:
O Brasil sob um ponto de vista espiritualista (ver AQUI)
As funções das etnias constituintes do povo brasileiro (ver AQUI)
Breve análise da história do Brasil do ponto de vista da espiritualidade (ver AQUI)
O papel da coletividade brasileira ante a derrocada dos valores materiais da Terra (ver AQUI)
Amálgama e constituição de um novo patriotismo no Brasil (ver AQUI)
A laboriosa formação do povo brasileiro como humilde mensageiro sobre a Nova Era (ver AQUI)
O Brasil é uma nação que foi preparada para as mudanças que virão (ver AQUI)
A herança espiritual brasileira (ver AQUI)
A verdadeira liderança somente pode ser exercida por quem se identifica com os que sofrem (ver AQUI).
O desencadeamento de forças negativas provoca uma necessidade de reação positiva (ver AQUI).
Convite fraterno à intelectualidade para que participe da compreensão do plano geral da vida (ver AQUI). 

Parte II - Realização


5 – Realização



PERGUNTA — Gostaríamos de obter orientação para as realizações que nos esperam neste final de século, já que está previsto para o Brasil um tipo de liderança no panorama mundial. Que nos dizeis?

RAMATIS — Vemos no Brasil, realmente, a "Terra da Promissão" para o "povo de Deus" que é a Humanidade e que tem vivido "exilado" do "paraíso terrestre" desde que a discórdia se implantou entre os homens nas mais remotas eras. O exílio está representado na incapacidade de viver dentro da paz sonhada por todas as almas cansadas de desarmonia gerada pela imprevidência dos espíritos primitivos, cujo prazer é a solução animal, imediata de caprichos primários.

O anseio de paz é uma característica de evolução. A satisfação dos instintos primitivos difere muito do prazer refinado das almas capazes de sonhar com a harmonia.

Exatamente como sucedia entre os hebreus na busca da Terra Prometida, deslocados, psicologicamente falando, em relação à sua época, ao povo brasileiro está destinada uma missão que cumprirá em condições idênticas.

Não se poderia dizer que aquele povo fosse constituído por uma elite espiritual, capaz de sentir a grandeza integral da missão que desempenhava. Porém, apesar das dificuldades características de um aglomerado heterogêneo de almas, cumpriu no conjunto a tarefa que lhe fora destinada — chamar a atenção da Humanidade para o problema espiritual, de forma mais adequada à evolução.

A mesma ternura desvelada, que era dedicada ao "povo eleito" em sua missão pioneira, é oferecida espontaneamente ao Brasil por todos os espíritos que na Terra ou no Espaço sentem a beleza da missão que lhe está reservada. E os mesmos sentimentos inseguros e dramáticos se esboçam na fisionomia coletiva desse novo povo escolhido, inclusive pelo movimento crescente que já se faz sentir, e que constitui o reconhecimento do Messias — Jesus redivivo nos ensinamentos evangélicos da caridade cristã, que vai se tornando cada vez mais uma característica integrada à psicologia brasileira.

Entretanto, não nos é possível oferecer roteiros de ação senão em planos gerais que talvez sejam considerados insuficientes.

Apesar de respeitarmos profundamente essas opiniões, gostaríamos de lembrar que todas as normas práticas de ação serão deficientes se não se basearem numa estruturação psicológica capaz de sustentar o panorama externo. Se conseguirmos sugerir atitudes mentais e emocionais capazes de inspirar atos renovadores no panorama de vida material, sentiremos que cumprimos a contento a missão que nos cabe.

Com a tarefa humilde de trocar impressões convosco, não nos foram delegados poderes hipnóticos ou discricionários capazes de refazer a face do panorama em que viveis. Ao contrário, em vossas mãos encontram-se todos os elementos para essa revisão de valores, que constitui uma necessidade de autoafirmação que não vos pode ser retirada.

Nossa tarefa seria a de um amigo que comenta convosco os detalhes do caminho de maneira casual e fraterna, sem as características de uma tutela inoportuna.

Se nossas ideias forem capazes de influir em vossas atitudes, ficará demonstrado que realmente já havíeis amadurecido para uma compreensão acima dos objetivos imediatos da vida e que sois representantes legítimos do "povo eleito" da época atual.


PERGUNTA — Que recomendações faríeis a nós ao abordarmos o aspecto do serviço que consolidaria a liderança reservada ao Brasil no panorama mundial?

RAMATIS — Se levássemos as coisas "ao pé da letra" ninguém jamais ousaria abrir a boca para recomendar o que quer que fosse depois das indefiníveis pregações de Jesus na Terra. E, pelo fato de estar divulgada a norma áurea de vida — "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei" — nem mais um comentário seria necessário acrescentar a essa síntese perfeita de todas as normas de bem viver.

Entretanto, por ser ela uma síntese perfeita, representa conceituação obtida por vivências sublimadas, tal como as fórmulas mágicas, em sua impenetrabilidade aparente, condensam virtudes e conhecimentos adquiridos por longas elucubrações mentais de seus formuladores.

Sua força inequívoca, porém, para ser sentida e vibrada em toda a extensão, exige do aprendiz uma iniciação laboriosa e o fato de ser apresentada em forma tão singela não impede que longos e demorados esforços sejam necessários para serem utilizados os seus benefícios.

Assim, todas as vezes em que temos a nossa frente uma tarefa a realizar, surge a necessidade de estender às novas realizações os benefícios da fórmula mágica e, ao fazê-lo, verificamos que ela é de uma singeleza inigualável, embora, ou por isso mesmo, exija esforços intensos para ser aplicada.


PERGUNTA — Sendo assim, seriam inúteis todos os trabalhos que se tem escrito sobre as atividades humanas, já que existe uma síntese capaz de englobar, na sua simplicidade, todas as normas necessárias ao equilíbrio espiritual?

RAMATIS — A fórmula mágica existe, porém só funcionará quando for aplicada de maneira correta. Uma verdadeira iniciação, prolongada e minuciosa, se faz necessária para pô-la em movimento e nisto se baseia a utilidade dos milhares de tratados que se tem organizado em torno da regra áurea.

Inclusive, existe quem clame por uma nova fórmula por ainda não ter conseguido penetrar os mistérios da que já existe, trazida por Jesus em uma clareza esplendorosa e meridiana.

Desse fato se depreende a necessidade de uma análise exaustiva de todos os aspectos da vida em função da fórmula preciosa, até que seja possível conjugar, gradativamente, cada espírito com os aspectos dessa verdade que mais se afinarem com suas características psicológicas. Assim podeis compreender a necessidade das diversas religiões ou sistemas filosóficos, que traduzem a síntese do Amor Crístico em verdadeiros "idiomas" e até "dialetos" possibilitando-lhe a percepção pelas mais diversas individualidades.


PERGUNTA — Considerando que sejam todas as religiões e sistemas filosóficos provenientes de uma só fórmula, como explicar as divergências existentes entre os cultores desses subprodutos da Verdade?

RAMATIS — Compreende-se que, como subprodutos, não globalizam as características de unidade, o que se reflete na atitude de seus cultores.


PERGUNTA — De que forma esses conceitos podem ser relacionados com a situação brasileira?

RAMATIS — Todas as atividades humanas sofrem os efeitos dessa desagregação mental e emocional, característica do processo evolutivo na fase que se distancia acentuadamente do ponto harmonioso representado pela conquista da fórmula sintética. Essa fórmula, embora tenha sido fornecida com detalhes, exige explicação para ser posta em prática e as tentativas prolongam-se por um período caracterizado pelas contradições em fluxos e refluxos capazes de fornecer um panorama aparentemente caótico.

Procuramos, repetidamente, analisar aspectos não identificados à primeira vista por vós, com o objetivo de atenuar a impressão desagregadora produzida pela fase de transição que atravessais. Por sua tonalidade dissociativa, a atuação que viveis poderá fazer-vos duvidar de que o Amor realmente "cubra a multidão dos pecados". E esse esquecimento teria consequências desastrosas. Se não crerdes na misericórdia que preside as mais dolorosas transições que viveis, se não vos capacitardes de que sois amados e que vossas lutas são amparadas por um Amor cujos conceitos ultrapassam as percepções humanas, como conseguireis servir ao próximo, se estiverdes sucumbidos pela dor do desespero?

Há necessidade de ultrapassar os conceitos humanos, a forma de classificar os acontecimentos dentro do imediatismo mais corriqueiro e adotar uma conceituação avançada, coadunando os mais nobres objetivos da vida aos valores mais rotineiros da experiência humana.


PERGUNTA — Sentimos que, por mais lógicos que sejam os conceitos emitidos, há grande dificuldade em vê-los aceitos pela maioria dos irmãos que se sentem envoltos, sem esperança, em provações como as da época atual. Como conseguir "tocá-los"?

RAMATIS — Um trabalho que se destinasse a congregar todas as criaturas em torno de um objetivo seria incapaz de cumprir sua função na época atual, pelo fato dos condicionamentos psicológicos serem grandemente diversos.

Entretanto, muitas vezes sucede que, após penetrar em grandes tempestades, quando o rumo já se acha perdido, os tripulantes de uma embarcação deliberam reunir seus esforços e encontrar o roteiro mais adequado. Então, estudam juntos os mapas de navegação que se encontravam abandonados, prestam atenção às previsões meteorológicas, consultam todos os instrumentos norteadores. Daí em diante, passam a evitar eficientemente os recifes, a deslocar-se para mares mais tranquilos e, disciplinadamente, alcançam com segurança o porto.

Lamentavelmente, a tempestade e os recifes encontram-se a perturbar a navegação do vosso "barco", mas as atribulações que sofreis ainda não tiveram o condão de despertar para a realidade a maioria da "tripulação", que somente se sente estorvada pelo mau tempo capaz de estragar-lhe a navegação descuidosa. Tal como em outros tempos igualmente proféticos, a maioria não se convenceu da necessidade de mudar o rumo. Só o "dilúvio" será capaz de despertá-la.


PERGUNTA — Sentimos grande tristeza diante dessas afirmações feitas tão repetidamente. Parece-nos contraditório que o Amor de Deus se revele num ambiente de luta generalizada, que a alvorada de uma nova vida no Planeta precise ser precedida pela derrocada de tantos ideais. Que nos dizeis?

RAMATIS — Uma casa construída com madeirame apodrecido poderá abrigar muitos moradores desavisados e imprevidentes, porém sua duração deve ser curta. A misericórdia de Deus, entretanto, permite que, periodicamente, estes moradores sejam alertados para a situação precária em que se encontram. Cansados de ouvir tantos alertas, sem que a catástrofe se concretize, passam a julgá-la utópica.

Na realidade, perecer ou não dentro dela é questão de livre arbítrio, em última análise. A tempestade, ou seja, o novo dilúvio, vem sendo armado, gradativamente, há séculos, dentro dos quais nenhuma só vez o Sol se levantou para vós sem que milhares de bocas se empenhassem em repetir a necessidade de aplicar a Lei de Deus. Sob as mais diversas vestiduras o chamado é feito incessantemente.

Desse fato se depreende que os "ideais" que sofrerão derrocadas estão bem distanciados das reais necessidades de evolução da Humanidade.


PERGUNTA — Haveria necessidade de uma renovação total de valores no panorama de nossa Pátria para que se cumprisse a missão que lhe cabe? Quais as providências práticas mais urgentes a serem tomadas?

RAMATIS — Povo generoso, porém em fase de progresso incipiente, vossa missão consiste em preparar caminhos. Não se espera de vós a realização total do Bem sobre a Terra. Sois pioneiros e não propriamente os artífices definitivos da obra a ser realizada. Assim, a contribuição que é esperada de vós é vibrar o Amor incondicional ao Bem e encontrar vossos meios particulares de realizá-lo naquilo que se encontrar ao vosso alcance. Na Espiritualidade existe um sentimento profundo de serenidade e paz, pois toda alma esclarecida sabe que a Obra é do Eterno e aos seres criados compete uma parcela humilde e harmoniosa de colaboração.

A sabedoria do Eterno é tão grandiosa que não exige de quem quer que seja atitudes renovadoras drásticas. Seria contrária à Lei uma situação em que a Natureza desse saltos.

Pelos caminhos tortuosos das incertezas os brasileiros acharão seu roteiro. Penando e purgando, os servos fiéis louvarão o Bem com o próprio suor e com as próprias lágrimas. O Éden terrestre será preparado de acordo com a previsão bíblica, suor e lágrimas para concretização da paz.

Não poderia deixar de ser assim. Se o Brasil representa um cadinho onde serão refundidos os valores cultivados pelo homem através dos milênios sua experiência decisiva não poderia deixar de ser uma "operação limpeza" exigindo sacrifícios e lutas.

A grande alegria consiste em sentir que, finalmente, chegou o momento das abençoadas revisões espirituais de tarefas. Novos valores surgindo como resultado das decepções em torno de ideais acalentados de forma inadequada. Precisará ser preenchido o vácuo entre as teorias reverenciadas e as atitudes desprovidas de coerência com elas.

Então levantar-se-ão os defensores teóricos dos ideais milenares para afirmar que estão sendo menosprezados os objetivos na Verdade, quando na realidade, a aparente involução será fase de teste para estas mesmas verdades colocadas em pedestal de ouro e, por isso mesmo, jamais experimentadas em todo o seu conteúdo de Amor.

Quem ama uma verdade vive-a, testa a sua grandeza na experiência sagrada que a vida representa e mesmo que por isso ela pareça amesquinhada pelo contato rude da realidade involutiva do planeta, resta no coração do aprendiz um sentimento sagrado de fidelidade, como se houvesse queimado na ara do coração o incenso do Amor e nele permanecesse o perfume renovador da experiência vivida. Haverá cinzas a limpar, porém terá sido incinerado o resíduo inútil do negativismo no ato de dedicar-se de corpo e alma à obra do Bem e permanecerá a alegria do aprendizado, como a higienizar o ambiente antes conturbado e negativo.

Se o servo fiel souber pôr "mãos à obra", mesmo sem grandes arremedos de louvores altissonantes, como exigiriam as normas pregadas pelos fariseus da época, poderá colher no coração a alegria da fidelidade, pois não foi nos templos oficiais que a obra do Mestre encontrou guarida.

Desse modo, todo aquele que amar a obra do Eterno que está programada na Terra Brasileira ponha mãos à obra. Se os "fariseus" se indignarem, nem por isso o discípulo fiel se desviará do caminho. Ao contrário, verá nesse fato a confirmação das palavras de Jesus quando disse que enviaria seus discípulos "como ovelhas no meio de lobos".

Se vos acusarem de destruir os valores preexistentes com o vosso zelo, lembrai-vos de que Jesus também sofreu essa incompreensão dos homens, assim como todos os que O seguiram.

Porém, para que vos sintais autorizados a viver em tal situação, para que vossa prova seja bem vivida, cuidai para que, realmente, vossos objetivos não sejam pessoais. Fazei-vos servos de todos, instrumentos da Verdade e jamais utilizeis a Verdade como instrumento de vossos caprichos.

Envoltos nesses ideais de desprendimento, podereis ser levados pela onda sublime das realizações espirituais que não exigem rótulo de nenhuma espécie. Ao contrário, despreocupados de sectarismos, vossos espíritos poderão melhor cultivar os bens eternos do espírito. Cuidareis melhor do que se passa no íntimo do vosso coração se não estiverdes preocupados em fazer luzir caracteres demonstradores do facciosismo de qualquer procedência.

O Brasil é a nova Terra da Promissão. Nela qualquer verdade pode ser aclimatada, como todo homem circuncidado poderia tornar-se hebreu. A higienização da mente, como nova circuncisão, prepara a alma para integrar-se ao "espírito" da renovação a ser realizada na Terra da Promissão brasileira. Só os que assim agirem, amando acima de tudo a Verdade sem fronteiras, poderão sentir integralmente o significado do serviço que é esperado do vosso povo. A universalização, sob todos os aspectos, é a vossa tarefa. Amar o Bem de tal forma que vos façais seguidores do Cristo tal como Ele se apresentou entre vós — respeitando a ordem estabelecida no campo social, mas renovando-a pela implantação cada vez mais eficaz dos princípios grandiosos do Amor Universal.

A revolução única possível, o serviço e a realização que se espera de cada um de vós será cumprir, o mais estritamente possível, os mandamentos do Amor de Deus. Desse modo toda renovação advirá.

Não podeis prever a que culminâncias sereis conduzidos pelo simples fato de vos orientardes pelo verdadeiro espírito de serviço inspirado no Amor Crístico. Será uma renovação social proveniente de transformação espiritual de cada indivíduo. Sem choques, ela se fará mansamente, pois seus combates se darão no silêncio do coração de cada qual.

Vosso serviço resume-se, pois, na seguinte necessidade — preparar o coração para que o reino do Senhor possa se fazer presente na Terra da Promissão.

0 comentários: