Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Estudantes da UnB rebatem o glamuroso vídeo dos artistas globais sobre a Usina de Belo Monte (2dez2011)

Um vídeo bem humorado e que ajuda no debate. Vale a pena conferir! Felicito os estudantes pela iniciativa e pela forma simples e direta de apresentação de suas informações.


Somos formandos da Universidade de Brasília. As opiniões aqui expressas são nossas somente, e não há vínculos deste vídeo com a Universidade.

Seja qual for o assunto e, independente de seu posicionamento em relação a ele, informe-se e debata com argumentos reais. Esse é o SEU país e SUA vida. Não forme sua opinião baseado na primeira coisa que aparecer por aí.

Pense por si mesmo.

Procure fontes confiáveis.

Questione informações e ações.

Verifique os fatos.

De O Esquerdopata, publicada em 1 de dezembro de 2011.


3 comentários:

links dato disse... [Responder comentário]

Muitas coisas que eles disseram estão erradas! e outras estão certas a principio... um do maiores exemplo é que o xingu propriamente dito não é ao lado da barragem, mas tem varias terras de indios a menos de 100 km da barragem, com a construção os peixes deixariam de subir o rio! exatamente aonde vive os indios... no qual alimenta varias tribos... na questão de outras fontes de energia! è só desenvolver uam tecnologia nacional e desenvolver ela ao longo de outros anos! a solar não é cara como eles disseram... o motivo de ser cara é os impostos sobre ela! e não haver uma produção nacional em larga escala do mesmo! pode se construir outras usinas em outros lugares! como ja estão construindo duas em rondonia! outra coisa... com esse dinheiro da construção aplique em pesquisa e construção tanto de eólica. das ondas do mar e bagaço da cana! tem varios outros lugares para se conseguir! e fontes renováveis! eu não quero essa usin e será sim uma sequencia de varias outras! assim como as q ja estão em construção em porto velho!

Aquiles Lazzarotto disse... [Responder comentário]

@links dato
Obrigado por suas considerações. Não estou ainda com opinião formada nem fechada quanto ao assunto, por isso venho lendo as defesas e ataques a Belo Monte. Há os que consideram que não é interesse das grandes potências que o país tenha energia em quantidade suficiente para atender às demandas do crescimento dentro de poucos anos.
Eu sei que as formas alternativas de produção de energia têm ainda tecnologia que encarece essa produção. Até há pouco tempo, gastava-se mais energia para produzir uma placa de energia solar do que toda a energia que essa placa produziria durante toda a sua vida útil. Quando se pensa em gasto de energia para a produção de algo, pensa-se desde a obtenção da matéria prima (minérios), indústria de tratamento dos minérios, indústria para fabricar componentes etc. Realmente, a energia hidrelétrica não é exatamente uma "energia limpa" em função das alterações no meio natural. Mas todas as alternativas implicarão em alteração no meio natural (a exploração mineral, por exemplo), e todas podem afetar as áreas de populações tradicionais. Já temos visto como os empresários adentram áreas indígenas para retirar desde a madeira até, e principalmente, recursos minerais. Dá o que pensar.

CU RIOSIDADES disse... [Responder comentário]

Nao tenho uma opinião formada sobre o assunto.
Mas hoje ao ver o Globo reporter tenho uma certeza, a Globo certamente foi contratada a peso de ouro por alguma multinacional pra fazer tantos programas comtra usinas hidrelétricas. Ela nao seria tao boazinha de fazer esses programas por conciencia. Alguem sabe quem esta por tras disso tudo?