Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estudantes em greve da Federal de Rondônia (UNIR) fazem moção de apoio e solidariedade ao Ocupa USP (9nov2011)

Moção de apoio e solidariedade à ocupação dos estudantes da USP


Porto Velho, 30 de outubro de 2011

Nós do DCE e do Comando de Greve da Universidade Federal de Rondônia(UNIR) aprovamos em Assembleia realizada ontem na ocupação da reitoria da Unir enviar a mais calorosa saudação aos estudantes que se rebelaram contra a ação fascista da policia militar do estado de São Paulo.

Entendemos que a presença da PM no campus fere a autonomia da universidade e serve principalmente para reprimir o livre pensamento e a liberdade de expressão de alunos, professores e funcionários.

A resposta do velho Estado brasileiro e suas gerências de turno aos que lutam tem sido a de criminalizar e reprimir as greves e protestos de operários, professores, bombeiros, camelos, estudantes. É militarizar as favelas e bairros pobres das grandes cidades humilhando, torturando e assassinando trabalhadores principalmente jovens. Para isso contam com o apoio dos monopólios de comunicação e dos partidos políticos eleitoreiros. Não podem fazer outra coisa diante da crise que cada dia mais empurra e anima nosso povo a lutar. Porém a uma lei universal que diz: Onde há opressão, há resistência!

Nós estudantes da Unir estamos a mais de 45 dias em greve contra a aplicação do Reuni que de forma demagógica elevou o número de vagas e além de não resolver os graves problemas de estrutura, falta de professores e técnicos, falta de laboratórios, bibliotecas e etc, agravou a situação ainda mais. Tudo com vistas a preparar o terreno para a privatização gradual da universidade.

Ocupamos a reitoria desde o dia 5 de outubro exigindo o afastamento do reitor autoritário que é acusado de graves desvios de verbas entre outras coisas. O MEC faz vistas grossas às denúncias, pois o reitor pertence ao grupo político do presidente nacional do PMDB senador Valdir Raupp. A Polícia Federal tentou nos despejar, chegou a prender um professor, ameaçou advogados e jornalistas e intimou quatro estudantes a depor.

Seguimos firmes em nossa luta e ainda mais animados com o exemplo de resistência das companheiras e companheiros da USP.

A luta dos estudantes por uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e que sirva aos interesses do povo é a mesma em todos os cantos do país por isso nos solidarizamos e defendemos a ocupação da USP!

Viva a ocupação da USP! Rebelar-se é justo!
Fora PM! Fora Rodas!
Abaixo a contra reforma universitária do Banco Mundial/MEC!

Comando de greve dos estudantes da UNIR
DCE/UNIR


0 comentários: