Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Imprensa já trata com naturalidade um provável ataque ao Irã, o próximo alvo do Império (3nov2011)


Basta olhar o mapa e ouvir os noticiários de hoje para saber que chegou a vez do Irã. E assim eles seguem, invadindo, saqueando, matando... E a mídia trata do assunto com uma naturalidade espantosa, naturalizando o ataque e a invasão de um país soberano.

A mídia vem há muitos anos selecionando imagens dos povos do Oriente Médio que nos levam a vê-los como um bando de malucos. Em muitos dos casos trata-se meramente de atividades próprias de suas culturas, que nos são apresentadas cruamente, e propositalmente sem qualquer acréscimo informativo quanto aos costumes desses povos. Ou seja, se eles são malucos desse jeito, é até bom que sejam mesmo "disciplinados" segundo a fantástica cultura ocidental, tão civilizada e sábia...

Mas fiquem todos espertos, porque se deixamos esses países caírem sem nada fazer, seremos tal e qual aquele rebanho de ovelhas, que vai cedendo ao lobo uma ovelha porque é muito velha, depois outra, porque está manca, a outra porque não é branca e sim cinza, e assim por diante. O lobo acaba por devorar todas as ovelhas.

A América do Sul faz parte do rebanho, e o lobo imperialista vê com olhos grandes os crescentes recursos naturais (crescentes à medida em que novas jazidas de minérios, água potável e petróleo vão sendo encontradas em todo o continente) desta parte do mundo. Em breve, a Venezuela deverá ser alvo, frente a alguma desculpa esfarrapada que justifique uma invasão. Retratar o Hugo Chávez como um tolo ou louco tem sido o trabalho permanente da grande imprensa. Assim, deixaremos essa ovelha ser devorada aqui ao lado. Aí o lobo voltará a ter fome, e as ovelhas Bolívia, Argentina, Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai, Equador, Colômbia, Nicarágua... Todas serão devoradas. Naturalmente. Ou naturalizadamente...

0 comentários: