Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UFMT avança na qualidade dos cursos de graduação (21nov2011)

Campus de Cuiabá

A graduação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) avançou em termos de qualidade. Avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), mostra que a qualidade dos cursos de graduação da Federal de Mato Grosso melhorou. O índice Geral de Curso (IGC) em 2010 atingiu a nota 4, em uma escala de 1 a 5. Até 2009, o índice era igual a 3.


Campus de Cuiabá - praça em frente ao Restaurante Universitário

“A UFMT avançou muito. E ganham destaque neste avanço os cursos ofertados pelos campi do interior, especialmente os novos cursos criados na expansão do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), como é o caso dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, de Sinop, e o curso de Enfermagem de Rondonópolis, que obtiveram nota 5”, explica a reitora, Maria Lúcia Cavalli Neder, ao comentar o resultado alcançado pela Instituição. “E, mais uma vez, o curso de Serviço Social conseguiu a nota máxima no Enade”, completa.

Obras do campus de Sinop

Para a reitora, esse avanço demonstra que a política de expansão e interiorização da UFMT tem se consolidado com a qualidade necessária aos processos de formação do ensino superior.

Campus de Rondonópolis

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Myrian Thereza de Moura Serra, dos 19 cursos avaliados nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Araguaia, nas áreas de saúde e agrárias, apenas um ficou com a nota 3, considerada boa, e os demais com nota 4 (muito bom) e nota 5 (excelente).

Campus do Pontal do Araguaia

A avaliação leva em consideração o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho dos professores, a qualidade do projeto político-pedagógico dos cursos e a infraestrutura das instituições.

Campus de Barra do Garças

Cursos avaliados com nota 5 no Enade:
Agronomia/Sinop
Enfermagem/Rondonópolis
Medicina Veterinária/Sinop
Serviço Social/Cuiabá


Teatro Universitário - Cuiabá

Cursos avaliados com nota 4 no Enade:
Agronomia/Cuiabá
Enfermagem/Sinop
Enfermagem/Pontal do Araguaia
Enfermagem/Cuiabá
Farmácia/Pontal do Araguaia
Medicina/Cuiabá
Medicina Veterinária/Cuiabá
Nutrição/Cuiabá
Zootecnia/Sinop

Coral da UFMT

Cursos avaliados com nota 3 no Enade:
Zooctenia/Rondonópolis

Orquestra Sinfônica e Coral da UFMT

Os cursos de Agronomia/Barra do Garças, Biomedicina/Barra do Garças, Educação Física/Pontal do Araguaia, Farmácia/Sinop e Zootecnia/Cuiabá aparecem sem conceito, pois são cursos novos sem a participação de alunos concluintes e o Enade foi realizado apenas pelos ingressantes no ano de 2010.

Publicado em 17 de novembro de 2011 no Portal da UFMT. As imagens foram coletadas por mim em diversos sítios da internet. Afinal, muitos dos visitantes deste blog não conhecem a universidade, e esta é uma oportunidade de apresentar algumas imagens dela.

0 comentários: