Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Segundo a avaliação do MEC, ensino superior em Cuiabá é de baixa qualidade (18nov2011)

Todas as faculdades de Cuiabá estão abaixo da média
Ministério da Educação quer suspender 50 mil vagas em faculdades com avaliação ruim


A Unic, em Cuiabá, está em terceiro lugar, com média, 2,06: ensino considerado insatisfatório (foto MidiaNews)

Por Katiana Pereira / MidiaNews
DA REDAÇÃO

Todas as instituições de ensino superior de Cuiabá, avaliadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 2010, obtiveram notas que ficaram abaixo da média no Índice Geral de Cursos (IGC). A lista completa com os 1.828 cursos superiores de todo o Brasil foi divulgada na quinta-feira (17).

Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais contínuos, que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

A única instituição que conseguiu alguns décimos acima de três, índice satisfatório, foi a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que obteve média de 3,03. Essa média não é para se comemorar, mas a UFMT se equipara com, pelo menos, 985 outras faculdades de todo o Brasil, que ficaram com a média 3.

As outras instituições - inclusive, a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que obteve média 2,31 na avaliação - ficaram bem abaixo da média aceitável pelo MEC. A média mais baixa foi atribuída à Faculdade de Cuiabá (Fauc), que obteve apenas 1,11 de pontuação.

Veja a classificação das instituições de ensino em Cuiabá:
Univerdade Federal de Mato Grosso (UFMT): média 3,03
Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat): média 2,31
Universidade de Cuiabá (Unic): média 2,06
Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon): média 1,75
Instituto Cuiabano de Educação e Cultura (Icec): média 1,68
Faculdade Afirmativo: média 1,30
Faculdade de Cuiabá (Fauc): média 1,11.

Suspensão por notas baixas

A baixa pontuação passa a ser um motivo de preocupação para estudantes e faculdades de Cuiabá. O MEC informou que pretende suspender 50 mil vagas em cursos superiores que tiveram notas abaixo de 3 no Índice Geral de Cursos.

Não foram informadas quais instituições serão afetadas pela decisão. O corte deve afetar as instituições que não tiveram desempenho satisfatório no índice de qualidade divulgado.



Qualidade dos cursos

O IGC de cada instituição resume a qualidade de cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos pelos vários campi da instituição.

São utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição - componente relativo à graduação - e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.

A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).


Publicado hoje no sítio MidiaNews.

1 comentários:

Professor Walbar disse... [Responder comentário]

Na sua maioria estas IES não valorizam seus profissionais, principalmente, os professores. Pagam salarios muito baixos e ATRASADOS. Tenho mestrado e atuo desde 2003 em IES (de Cuiaba e Varzea Grande), e todas atrasam os proventos, exceto a UNIC, principalmente no FINAL DE ANO. Além de vários tipos de assédios que os mesmos sofrem.