Vitória: AEPET tem participação fundamental no cancelamento da 8ª Rodada
Por Renata Idalgo
O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que a 8ª Rodada de Licitação de blocos de petróleo foi definitivamente cancelada. Promovida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) em 2006, a rodada foi temporariamente suspensa por meio de liminar judicial.
O presidente da AEPET, Fernando Siqueira afirmou que esta rodada, o oitavo leilão, foi suspensa por iniciativa da Aepet. “O Heitor Pereira e eu apresentamos proposta para o Clube de Engenharia entrar com uma das ações que suspenderam o leilão. A Aepet deu também subsídios ao grande advogado e nacionalista brasileiro, Castagna Maia, que por sua iniciativa, entrou através da Deputada Clair com outra ação brilhantemente preparada por ele. Suspendemos o leilão, mas a Ministra Ellen Gracie cassou a liminar. Por sugestão do Dr, Maia, conversei e consegui que a doutora Raquel Branquinho, procuradora do Ministério Publico Federal, fizesse um oficio à ANP no sentido de não retomar o oitavo leilão até que o novo marco regulatório fosse aprovado. Foi suspenso e agora, o leilão foi definitivamente cancelado. Devemos ressaltar que a ação do Dr Maia foi feita sem cobrar nada, por puro patriotismo sendo ele um advogado de rara seriedade e competência, tendo, inclusive sido homenageado com o título de sócio honorário da Aepet por todas essas suas qualidades”, disse o presidente.
De acordo com Siqueira, foi uma bela vitória. “Temos que comemorar essa retumbante vitória dos grandes patriotas brasileiros.”Agora vamos lutar pelo fim dos leilões porque não trazem qualquer benefício para o povo brasileiro. Pelo contrário, oferece um grande ganho para as empresas estrangeiras do cartel internacional. O pré-sal é uma riqueza da ordem de R$ 20 trilhões e a Petrobrás tem condições técnicas e financeiras para produzi-lo. Então, pra que leilão? O Pré-Sal é nosso! O Petróleo tem que ser nosso!
Publicado no sítio da AEPET em 5 de setembro de 2011.
0 comentários:
Postar um comentário