Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Transmissão ao vivo de Assunción: Golpe de Estado paraguaio acaba de acontecer: Congresso destitui o Presidente Lugo
(22jun2012)

Acabo de assistir pela TV paraguaia a votação do Congresso paraguaio destituindo o Presidente eleito democraticamente Fernando Lugo. Em poucos minutos o Vice-presidente será chamado ao Congresso para prestar juramento e tomar posse da presidência para cumprir o restante do mandato de Lugo.

A reação da Unasul está, exatamente agora quando escrevo (e escuto), sendo rechaçada pelos congressistas. Para quem quiser acompanhar ao vivo, veja abaixo imagens ao vivo desde Assunção:

Tropas de choque buscam dispersar a multidão da praça em frente ao Congresso



Streaming by Ustream


Atualização 25/06/2012: O link de vídeo era de transmissão ao vivo do golpe, da TV pública paraguaia. No momento, apesar de os funcionários terem se mantido em seus postos ocupando a referida TV, a mesma foi fechada por ordem do novo "presidente", aliás um presidente paraguaio, naquela acepção que se utilizava para falar de coisas falsificadas. Por fim, eles acabaram implantando uma "democracia paraguaia". Lamento não somente pelo povo paraguaio, vítima de mais um golpe de estado de uma direita conservadora que se acha merecedora do poder por vontade divina. Lamento também pela instabilidade que o Paraguai traz para a América Latina ao abrir as portas para um reforçado avanço de forças externas às quais as democracias latino-americanas incomodam profundamente.

1 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

"comentário feito para dois artigos similares ao seu, por isso estou enviando sem correções ou modificações."
Amanhecer com um artigo de Tarso Genro no Blog do Altamiro Borges e mais o artigo de Mauro Santayana e este, é um chamado, ainda, que, para um soldado solitário como eu, repetindo, solitário, ainda, pois aguardo de minha de tempos remotos, casa, o chamado. Pois morrer pela pátria ou viver sem razão é sentido, mas viver sem razão quando nos traem em pátria, como se pátria traíssse e não traída, aí pátria deixa de ser razão, como o viver.
Em outros comentários e até artigos que arrisquei, em meu semi-analfabetismo, escrever sobre o mensalão "da tentativa de golpe de estado" no Brasil e que só não aconteceu porque o Supremo Tribunal Federal e principalmente Gilmar Mendes se não me engano ainda procurador Geral da União, ou que fosse já como ministro, juntos, acordaram a tempo e impediram o impeachiment de Lula. Porque até a maioria dos petistas já haviam caído no conto do vigário do mensalão e ameaçavam se rebelar contra o governo.
Hoje, aLguns petistas, desavisados ou influênciados por uma pequena parcela de petistas bloguistas, principalmente, que conscientemente por razões meramente pessoais, alteram os rumos desta história por outras intrigas com Gilmar Mendes. Ficam indignados e levam outros a tanto quando deixo comentário dizendo que o PT lhe deve gratidão eterna, como à todo o Supremo Tribunal Federal. E deveria agradeço-los com honrarias em nome da pátria, porque sustentaram corajosamente a democracia. Pois a rasteira havia sido dada e sorrateiramente rápida, e caso alguém não ficasse de pé logo como o STF e Gilmar Mendes, a derrubada do governo era certeira, estaria concretizada.
Tarso Genro conta-nos duas histórias em uma, Fernando Lugo e Lula vem de um mesmo movimento. Mexer com uma elite intocável desde séculos pela primeira vez. Não se venderam e não se venderão, por isso esteve, no caso do Lula, e estará no caso de Fernando Lugo, em risco de sofrer um golpe de estado o tempo todo.
Está na hora de aproveitar o ensejo, porque estamos em plena pressão para votar o mensalão o mais breve possível, apressadamente, para criar mais um pandemônio político no país e diminuir a força do Lula. Também, aos petistas como Tarso Genro no mesmo ensejo, humildemente deve dar início ao processo de reconhecimento e agradecimento oficializado ao STF e a Gilmar Mendes pelo impedimento do golpe de estado no Brasil com o mensalão, e o fortalecimento e garantida da democracia.
Também não cabe a você, Tarso Genro, político de sua envergadura, se manter ocupado só com os problemas do Rio Grande do Sul. Esta aqui um exemplo prático do que falo, a falta de mais, para somar, manifestações coerentes e verídicas sobre temas como o golpe de estado no Paraguay, por um político de sua consciência e importância.
José da Mota.