Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Um relato sobre os protestos na Turquia
(4jun2013)



O que acontece em Istambul?

Por İnsanlik Hali, reproduzido do blog Aldeia Gaulesa

Para meus amigos que moram fora da Turquia:

Escrevo para que você saiba o que aconteceu em Istambul nos últimos cinco dias. Eu, pessoalmente, tenho que escrever isso, porque grande parte da mídia está sob controle do governo e o boca a boca e a internet são as únicas maneiras possíveis para nos explicar e pedir apoio.

Quatro dias atrás, um grupo de pessoas, a maioria sem representa nenhuma organização ou ideologia específica, se reuniu no parque Gezi , em Istambul. Entre eles, havia muitos dos meus amigos e alunos. A razão era simples: protestar contra a iminente demolição do parque por causa da construção de mais um shopping no centro da cidade. Existem inúmeros shoppings centers em Istambul, pelo menos um em cada bairro! A demolição das árvores deveria começar no início da manhã de quinta-feira. As pessoas foram para o parque com seus cobertores, livros e crianças. Fincaram suas tendas e passaram a noite sob as árvores. No início da manhã, quando os tratores começaram a derrubar as árvores centenárias, eles se levantaram para interromper a operação.

Eles não fizeram nada que não fosse apenas ficar em pé na frente das máquinas.

Nenhum jornal, nenhum canal de televisão estava lá para relatar o protesto. Foi um verdadeiro apagão midiático.

Mas a polícia chegou com spray de pimenta e seus veículos de canhões de água. Multidões foram perseguidas dentro e fora do parque.


À noite, o número de manifestantes se multiplicou. Assim como o número de forças policiais ao redor do parque. Enquanto isso, o governo local de Istambul fechou todos os caminhos que levam à praça Taksim, onde o Gezi Park está localizado. O metrô foi fechado, as balsas foram canceladas, estradas foram bloqueadas.

No entanto, mais e mais pessoas fizeram o seu caminho até o centro da cidade a pé.
Eles vieram de toda Istambul. Eram pessoas de todas as origens, diferentes ideologias, diferentes religiões. Todos se reuniram para impedir a demolição de algo maior do que o parque: o direito de viver como cidadãos honrados deste país.

Eles se reuniram e marcharam. A polícia perseguiu-os com spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo e dirigiu seus tanques sobre as pessoas que antes até ofereciam comida a alguns policiais. Dois jovens foram atropelados pelos panzers e foram mortos. Outra jovem, minha amiga, foi atingida na cabeça por uma das bombas de gás lacrimogêneo. A polícia atirava diretamente contra a multidão. Após uma cirurgia de três horas ela ainda está na Unidade de Terapia Intensiva e em estado muito crítico. Enquanto escrevo isto, ainda não temos notícias se ela sobreviverá. Este blog é dedicado a ela.

Estas pessoas são minhas amigas. São meus alunos, meus parentes. Eles não têm uma "agenda escondida", como o estado gosta de justificar. Sua agenda está lá fora. É muito claro. O país inteiro está sendo vendido pelo governo para grandes corporações, que estão construindo shoppings, condomínios de luxo, estradas, barragens e usinas nucleares. O governo está procurando (e criando quando necessário) qualquer desculpa para atacar a Síria, contra a vontade de seu povo.

Acima de tudo isso, o controle governamental sobre a vida pessoal de seu povo vem se tornando insuportável. O Estado impôs novas leis sob sua agenda conservadora, como uma nova regulamentação sobre o aborto, parto por cesariana, venda e uso de álcool e até mesmo a cor do batom usado pelas aeromoças.

As pessoas que estão marchando para o centro de Istambul estão exigindo seu direito de viver livremente e receber justiça, proteção e respeito do Estado. Eles exigem estar envolvidos nos processos de tomada de decisão sobre a cidade em que vivem.

Ao contrário, o que receberam foi uma força excessiva e enormes quantidades de gás lacrimogêneo disparado em linha reta em seus rostos. Três pessoas perderam seus olhos.

No entanto, eles ainda marcham. Novas centenas de milhares se juntam aos protestos. Mais de 2 mil cruzaram a Ponte do Bósforo a pé para apoiar o povo de Taksim.

Nenhum jornal ou canal de TV estava lá para relatar os acontecimentos. Eles estavam ocupados com a transmissão de notícias sobre a Miss Turquia e "o gato mais estranho do mundo".

A polícia continuou perseguindo as pessoas e pulverizando spray de pimenta. A tal ponto que alguns cães e gatos vadios foram envenenados e mortos.

Escolas, hospitais e até hotéis 5 estrelas em todo Praça Taksim abriram suas portas para os feridos. Os médicos encheram as salas de aula e quartos de hotel para prestar os primeiros socorros. Alguns policiais se recusaram a pulverizar pessoas inocentes com gás lacrimogêneo e abandonaram seus empregos. Ao redor da praça, colocaram aparelhos para evitar conexão com a internet, redes 3G foram bloqueados. Moradores e empresas da região, ofereceram suas redes sem fio gratuitas para as pessoas nas ruas. Restaurantes ofereceram água e comida de graça.

Pessoas em Ankara e Izmir se reuniram nas ruas para apoiar a resistência em Istambul.

A grande mídia continuou mostrando a Miss Turquia e "o gato mais estranha do mundo".

Estou escresavendo esta carta para que você saiba o que está acontecendo em Istambul. Os meios de comunicação não lhe dirão nada do que realmente acontece. Não no meu país, pelo menos. Por favor, poste na internet ,o quanto possível, os artigos que descrevem a nossa situação, espalhem as nossas palavras.

Quando eu estava postando artigos que explicam o que está acontecendo em Istambul em minha página do Facebook, na noite passada, alguém me perguntou o seguinte:

"O que você está esperando ganhar reclamando sobre o nosso país aos estrangeiros?

Este blog é a minha resposta para ela.

Por "reclamar" de meu país, espero ganhar:

Liberdade de expressão e discurso,

Respeito pelos direitos humanos,

O controle sobre as decisões que tomamos em relação ao nosso corpo,

O direito de me reunir legalmente em qualquer parte da cidade sem ser considerado um terrorista.

Mas acima de tudo por espalhar a palavra a vocês, meus amigos que vivem em outras partes do mundo, eu estou esperando obter o seu conhecimento, apoio e ajuda!

Por favor, espalhe a palavra deste blog.

Obrigado!

0 comentários: