Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mídia brasileira, colonizada e servil, torce para que piore a saúde de Hugo Chávez (4jul2011)

Penas do tiê (Heckel Tavares)
Maria Bethânia e Omara Portuondo


Postado hoje no Blog do Miro (Altamiro Borges), o texto de enquadra bem na postagem que fiz ontem sobre o desconforto das elites com governantes que atendem os interesses do povo e com governados que ganham novos e mais altos patamares dentro da sociedade. É o risco do fim do espírito subalterno e da submissão do povo à artilharia ideológica da mídia.

Chávez, presidente eleito e que realiza referendos a cada dois anos, além das eleições, para que a população diga quais políticos devem continuar no cargo, inclusive o presidente, é tratado como "ditador populista", "caudilho" e outros adjetivos equivalentes.

Muitos chefes de estado de boa parte do mundo que nunca foram eleitos e estão no poder há décadas não são tratados da mesma forma. Só os desafetos de Washington são incorporados como desafetos de nossa imprensa conservadora, direitista, elitista e golpista.

Nossa "grande imprensa" chega a torcer descaradamente para que seja grave a doença de Chávez, o que mostra inclusive o seu desrespeito à condição humana de quem quer que eles queiram ver extirpado da vida política. Os destaques no texto abaixo são meus.

Hugo Chávez e os abutres da mídia

Por Altamiro Borges, no Blog do Miro.

Na quinta-feira passada, após uma fase de informações desencontradas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou num pronunciamento na TV que sofre de câncer. Em Cuba, com reconhecido padrão de tratamento médico, ele sofreu uma cirurgia de mais de seis horas para retirar um tumor maligno.

Em entrevista neste domingo (3), o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, garantiu que a cirurgia foi um sucesso e que o tumor, localizado na mesma área onde um abcesso pélvico havia sido drenado anteriormente, foi “retirado a tempo” e que não havia ocorrido metástase.

Torcida macabra dos golpistas

A notícia conteve as especulações sobre a saúde de Hugo Chávez e foi festejada no país. Mas os abutres de plantão não dão trégua, numa torcida macabra por sua morte. A oposição golpista da Venezuela, a mesma que tramou o assassinato do presidente no frustrado golpe de 2002, agora exige a sua renúncia.

Num primeiro momento, ela tratou a internação em Cuba como “uma manobra para distrair o eleitorado”, segundo declarou o principal líder da direita, Henrique Capriles Radonski. Na sequência, a oposição golpista passou a exigir que a Justiça declarasse a “ausência temporária” de Chávez, dando posse ao seu vice.

“Estamos muito otimistas”, diz Chávez

Numa entrevista à Rádio W, da Colômbia, Elías Jaua, vice-presidente da Venezuela, rechaçou os planos dos golpistas. “Estamos absolutamente seguros, para desagrado da oposição, que o presidente estará aqui antes dos 180 dias” previstos para o seu tratamento em Cuba.

De Havana, Chávez também mandou um recado para os golpistas. “Estamos muito otimistas”, afirmou o presidente de 56 anos. Ele também agradeceu as mensagens de apoio e contou que havia conversado com os presidentes Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Cristina Kirchner (Argentina).

A torcida do Estadão e da Folha

No episódio do câncer do presidente venezuelano novamente chama a atenção a postura colonizada, servil e macabra da velha mídia brasileira. Nas telinhas da TV, âncoras e comentaristas não disfarçam a torcida pela piora da saúde do “ditador populista” Hugo Chávez [veja aqui a postagem O ódio de classe será televisionado - Aquiles]. O tratamento do câncer é politizado, ideologizado.

Nos jornalões, o ódio de classe também é descarado. Em editorial, o Estadão trata com desdém a “saúde do caudilho Chávez”. Sua preocupação é com a eleição presidencial de 2012. Para o jornal, o enfermo terá “pela frente uma oposição finalmente unida e provavelmente apta a capitalizar os desastres do chavismo”.

Já a Folha acionou um consultor empresarial, Christopher Garman, para falar sobre o futuro da Venezuela. Para ele, “a saúde do presidente se transformou em fator determinante para as eleições presidenciais do ano que vem".

"Caso o presidente venha a se recuperar, ele facilmente transformará o episódio em mais uma evidência de seu espírito lutador, que atravessa adversidades com êxito. O script pode ser muito parecido ao que ocorreu no Brasil com o estado de saúde da presidente Dilma Rousseff no ano antes da eleição de 2010. Entretanto, caso o estado de saúde dele seja mais grave e ele não tenha plena capacidade de governar e conduzir uma campanha eleitoral, a eleição fica em aberto. Caso o eleitorado tenha dúvidas sobre sua capacidade de governar, a oposição terá chances concretas de vencer”. É muito nojento!

0 comentários: