Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pentelhada em cima de colunista da Veja (1jul2011)

Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo)
Eduardo Dusek



Postagem do Blog do Passarinho Pentelhão feita em 29 de junho de 2011. Como sempre, o Passarinho Pentelhão passa um pente fino nos colunistas e articulistas do PiG (Partido da imprensa Golpista) e destaca as "pérolas" publicadas. Sou leitor assíduo do seu blog por imaginar um autor dotado de paciência infinda, bom humor e gentileza em suas críticas.

Militante pago pela Veja para combater o PT pensa que jornalistas são cuspidores de ofensas e grosserias!!! Augusto Nunes, não ofenda a classe!!!

Augusto Nunes, da Veja, não é um cara que chame muito a atenção do Pentelhão. Seus posts são recheados de grosserias, mas uma grosseria pura, sem requebrado. Sim, até para fazer grosseria, característica bem marcante da direita e do PIG, é preciso um certo requebrado. Reinaldo Azevedo, por exemplo, apresenta grosserias bem intelectualizadas. Já seu ex-comentarista, o Coronel Coturno Noturno, prefere a grosseria popular mesmo. É engraçada, não há como negar. Ou vai dizer que não é engraçado vê-lo chamar o Aécio Neves de traíra e dizer que o PSDB é formado por um bando de cagões ou por um bando de frescos perdedores de eleições!!! - a propósito!!! Pode ser que ainda esta semana o Coronel saia de seu esconderijo em Santa Catarina e mude-se de vez para Brasília. Resta saber se manterá o anonimato em seu novo emprego, possivelmente como assessor de algum parlamentar da oposição. É provável que sim. Ele diz que os petistas são violentos.

Mas Coronel, violento mesmo é o tal do Augusto Nunes, que você gosta tanto, não é não??? Voltemos nossa atenção para ele. O homem ficou incomodado com nosso Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Todos vocês ficam, não adianta esconder. O post em que ele, Augusto Nunes, destila todo seu ódio foi publicado em 27/06/2011 e tem como título: "Os comandantes da ofensiva contra a liberdade de imprensa ignoram que nem todos os jornalistas estão a venda".

Bem, ele deve estar querendo dizer que os jornalistas do PIG não estão a venda, uma vez que já estão empregados, boa parte deles na Veja, como é o caso dele. É um emprego bom onde a falta de educação e de respeito contra os adversários da esquerda, petistas em destaque somente porque estão no poder no momento, é liberada e até incentivada. Mas a bobeira, porque é uma bobeira falar que um colega de profissão está a venda, é insinuar que os blogueiros progressistas recebem verba das estatais para falarem bem do governo. Ora, querido, somos milhares, talvez um ou outro tenha conseguido algum tipo de patrocínio, mas esta não é a realidade de 99,99999% dos blogueiros progressistas. E quem conseguiu, está de parabéns. Todo mundo precisa viver, não é mesmo??? E destaque-se que, nesta conjuntura, temos muito mais liberdade para falarmos o que quisermos do que os empregados do PIG, principalmente da Veja. Ou você acha mesmo, Augusto Nunes, que tem a liberdade de falar o que quiser??? Acha??? Experimenta ter um acesso de loucura e passe a elogiar o PT. Ou nem precisa chegar a tanto. Publique alguma coisa negativa para o candidato da oposição na época das eleições. É olho na rua na certa!!! Portanto, querido, se você não está a venda, é porque você já foi 'comprado' faz algum tempo.

Mas tem outra coisa, meu caro, que também discordamos veementemente. Você, é claro, se considera um jornalista. Não faça isso com a classe!!! Você nada mais é do que um cuspidor de ofensas!!! No máximo, considere-se um militante bem pago para combater o PT. Ou o que destacaremos abaixo, de um único post!!!, o mencionado acima, pode ser considerado como uma produção vinda de um jornalista??? Por favor, fazemos sempre este aviso quando reproduzimos alguma coisa de Augusto Nunes, tire as crianças da sala!!!
Entre uma rodada de palestras financiadas por empresários amigos e uma missa negra pela salvação da pele dos pecadores de estimação, Lula retomou na terceira semana de junho a ofensiva contra a liberdade de imprensa. Coerentemente, a discurseira que tenta estigmatizar o jornalismo independente e faz a louvação da censura, rebatizada pelo PT de “controle social da mídia”, foi ressuscitada no Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que juntou em Brasília o bando que age na internet a serviço do governo e, sobretudo, do ex-presidente que ainda não desencarnou do Planalto.

“Nunca me preocupei com crítica, mas que elas sejam verdadeiras”, mentiu Lula para a plateia de blogueiros estatizados pelo companheiro Franklin Martins com verbas, empregos e favores providenciados pelo Ministério da Propaganda.

Anabolizado por salvas de palmas, o palanque ambulante caprichou nos afagos aos coadjuvantes das sucessivas farsas encenadas para transformar afrontas à democracia em piadas ─ ou para negar que aconteceram. “Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada como durante muito tempo ela foi manipulada”, inverteu as coisas o falsário patológico.

Nessa versão pilantra, o Brasil escapou de afundar nas fantasias urdidas pela imprensa não domesticada graças aos progressistas eletrônicos - uma tribo que agrupa fanáticos estacionados no começo do século 20, exotismos que ainda empunham garruchas da Guerra Fria e ex-jornalistas que arrendaram a alma ao governo para garantir uma velhice poupada ao menos de achaques financeiros. Todos incondicionalmente subordinados ao morubixaba, não acham nada sem prévia autorização, nem ousam pensar por conta própria. Esses requintes são para quem têm autonomia intelectual. Limitam-se a fazer o que o dono ordena.

“Os blogueiros progressistas não têm rabo preso com ninguém, a não ser com a própria consciência”, garantiu Dirceu. Os que conheci nunca souberam o que é isso. Dependendo do preço, suariam a camisa com o mesmo entusiasmo num campo de concentração nazista ou num gulag soviético.

Etc, etc, etc.
E terminemos com o trecho final do seu post:
Os comandantes da ofensiva, intensificada neste fim de semana, vão constatar de novo que manobras liberticidas naufragam já nos primeiros artigos da Constituição. E descobrirão que não são poucos os profissionais que ilustram a lição de Cláudio Abramo: “O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, o exercício cotidiano do caráter”. Jornalistas independentes são prisioneiros voluntários da paixão pela verdade. Enxergam e denunciam delinquências seja qual for a filiação partidária do bandido. Sabem que a liberdade não tem preço. E não estão à venda.
Não tá a venda não, companheiro??? Então conta um 'podre' da Veja aí pra gente!!! Não tem??? Você não sabe???

Ora, Augusto Nunes, não esquenta não, um dia os 'podres' vão vazar e ninguém mais querer comer salsichas!!! Quem disse isso??? Seu colega de trabalho, Reinaldo Azevedo:
"Encerro com uma nota de bom humor: imaginem o dia em que alguém decidir vazar os e-mails trocados nos jornais. No dia seguinte, ninguém vai querer comer salsichas!"
A frase acima foi retirada do post de Reinaldo Azevedo de 02/12/2010, intitulado: "Lamento dizer, mas também existe transparência antiética".

Abraços, Passarinho Pentelhão.

0 comentários: