Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Globo julgou, condenou e espera que o Supremo simplesmente concorde com o seu veredito (13jul2011)

Magoado (Dilermando Reis)
Raphael Rabello


Postagem do Blog do Passarinho Pentelhão (clique aqui) datada de 11 de julho de 2011.

Jornal O Globo, magoado por ser chamado de golpista, acha que as instituições sairão fortalecidas se a Justiça concordar com veredito sumário do PIG e da oposição!!! Mas só se concordar!!!

O editorial de ontem, dia 10/07/2011, do jornal O Globo, festivo, mas com ameaças cifradas contra a Justiça do país, merece uma pentelhada um pouco mais longa.

Antes, vamos lembrar algumas coisas. O tempo em que nós, petistas, nos supreendíamos com a descoberta de que alguns de nossos parlamentares ou filiados eram pegos com algumas práticas que condenávamos em nossos adversários está lá no passado. No dia em que fui à rua com minha bandeira feita de lençol branco com uma estrela vermelha torta para fazer campanha e me deparei com cabos eleitorais pagos por candidatos do PT voltei para casa chocado. A transformação levou muitos companheiros a nos deixarem e não podemos condená-los, embora até hoje aguardo que o deputado Chico Alencar, para quem fiz campanha, devolva meu voto. Ele sabe bem que votei nele, mas que votei nele porque ele estava no PT.

Que no meio daquilo que a oposição, o PIG, e agora o Procurador Geral da República, Sr. Roberto Gurgel, chamam de "mensalão" havia práticas muito feias envolvendo financiamento e sobras de campanha eleitoral todo mundo já sabe. Agora, que o governo petista precisasse pagar mesada para petistas votarem com o governo, é só uma ilação sem pé nem cabeça. E vamos logo avisando o Procurador, se você quiser aumentar o 'ibope' do trabalho da sua vida com frases de efeito que insinuam que, por exemplo, um dos objetivos do 'mensalão' era a manutenção do PT no poder, terá que apontar que partido não deseja permanecer no poder, o PSDB em São Paulo??? Terá também que informar a todos quais casos e qual período histórico pesquisou para chegar a conclusão de que o episódio foi "o pior ataque à democracia". Caro Gurgel, seu parecer está cheio de gritos de guerra de torcida e, lamento, muito pouco influenciaria no julgamento do STF. Influenciaria, porque com a gritaria do PIG e a 'exigência' de que a condenação de seus adversários saia a qualquer custo, o resultado é imprevisível. Um dia, talvez, você se pergunte porque nenhuma linha da parte do seu parecer em que você afirma que esquema semelhante estava acontecendo desde 1998 com o PSDB em Minas Gerais saiu na imprensa. Ok?

Por fim, caro Gurgel, não é por nada não, mas, nos termos genéricos e espalhafatosos com que você concluiu seu parecer, a oposição tem razão. Tenha coragem e inclua o Lula entre os acusados.

Vejamos então trechos do editorial festivo do jornal O Globo, intitulado "Decisão que ajuda a fortalecer instituições", entremeado por alguns comentários do Pentelhão.
Caso raro no país, o processo de um crime cometido no mundo da política por colarinhos brancos, o mensalão, começa a chegar à fase final.
O primeiro recado à Justiça é claro: vocês não tem nada que julgar, pois nós já decretamos que o crime foi cometido. Cumpram os prazos e distribuam as penas, mas nada de julgar!!!

Não foi um crime qualquer, pois envolveu o PT...

Bem, aqui deve tratar-se de uma escorregada do editorialista. Será difícil, mas seria engraçado ver algum membro do STF falando no julgamento algo parecido.
A denúncia do esquema, feita por um contrariado participante dele, Roberto Jefferson (PTB), em entrevista à "Folha de S. Paulo", em 2005, deflagrou, como esperado, um intenso fogo de barragem de negativas.
Aqui, ou o editorialista mente ou está por fora da história. O Sr. Jefferson foi flagrado em filmagem recebendo propina nos Correios. Somente a partir daí começou a dar entrevistas tentando envolver Deus e o mundo em uma clara e exitosa tática de defesa de seus advogados. Até hoje há quem considere o deputado uma espécie de herói. "Contrariado participante" segue nessa linha.
O presidente Lula, tonto nas redes, chegou a admitir o dolo dos companheiros e aliados, em pronunciamento público, ao se declarar "traído". Teria até havido sondagens à oposição para evitar uma CPI em troca do compromisso do presidente de não tentar a reeleição.
Quando se mente, ou seja, quando se inventa uma história sem provas ou testemunhas, deve-se utilizar expressões como "teria havido", "ouvimos falar", "o que se fala", etc. Aqui o editorialista demonstra que sabe trabalhar com os códigos do PIG.
Houve até quem acusasse uma tal de "imprensa golpista" pelo fato (?!)
E chegamos no ponto principal do editorial. Onde o jornal confessa que, apesar do silêncio em torno do tema, se sente profundamente magoado por ser chamado de golpista. E como um jornal bem golpista deixa transparecer que sua vingança começou e que só terminará quando ver todos os seus adversários condenados. O "fato", a que se refere o editorialista, qual seria??? A interpretação livre de um acontecimento, que aguarda julgamento, por uma imprensa que deixa transparecer todo seu ódio por agora ser contrariada diariamente por milhares de blogs sujos???

Estamos terminando.

Não importa se está em xeque um esquema político que governa com ampla popularidade.

Além de demonstrar que não aceita a derrota nas urnas, percebe-se um certo ar golpista nesta sentença. O Governo dos Trabalhadores, não um esquema político, eleito pelo voto direto estaria em xeque por quem, cara pálida??? O editorialista aqui só pode estar querendo animar o Pentelhão.
O processo do mensalão tem servido para consolidar as instituições da democracia representativa, e distanciar o Brasil cada vez mais de uma América do Sul que, em parte, ruma para o passado de regimes populistas e autoritários. Que continue assim até o veredito final.
O editorialista aqui não se contentou em mandar um simples recado para o STF. Aqui surge a ameaça com o dedo em riste na cara de cada membro da Corte: se vocês não condenarem todo mundo envolvido no 'mensalão', nós vamos trocar de mal!!!

Abraços, Passarinho Pentelhão.

PS: Esperamos que Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, entenda, agora que foi atacado diretamente, a necessidade de regras para que a imprensa no Brasil não continue mentindo e inventando todo tipo de ilação contra seus adversários sem que precisem responder sobre as injúrias levantadas. Quanto ao repórter do jornal O Globo que perguntou se o ministro tinha recebido propina e levou uma reprimenda só podemos considerar como a prova de que o nível da imprensa está caindo cada vez mais. O que o cidadão achava, que o ministro não ficaria furioso e lhe responderia calmamente: sim, recebia uma propininha, mas foi de leve???

0 comentários: