Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Search for Extra Terrestrial Inteligence (SETI): História do sinal extraterrestre que não se quis ver. O sinal 6EQUJ5. (13fev2012)

Do sítio StarViewer

(clique na imagem para ampliar)

Jerry R. Ehman, em 15 de agosto de 1977, recebeu um inusitado padrão de sinal inteligente, que foi denominado como WoW!, que foi a nota marginal que o próprio Ehman transcreveu no relatório do padrão detectado naquele 15 de agosto no Radio Observatory Big Ear.

E não era para menos; o código com o qual é representado o sinal 6EQUJ5 consistia em uma série de padrões numéricos que se destacavam a partir do padrão médio procedente do ruído de fundo do universo. A sequência numérica era a seguinte: 6, 14, 26, 30, 19, 5.

No seu auge, o sinal chegou a ressoar mais de 30 vezes da média do ruído de fundo do universo, até apagar-se e nunca mais ser repetido. O sinal veio da constelação de Sagitário e a transmissão durou 72 segundos.


E a reprodução do sinal:


No entanto, o SETI ficou em silêncio até hoje.

Mas algo inusitado aconteceu em agosto de 2001 em Chilbolton, muito perto do radiotelescópio, em Hampshire, Reino Unido. Apareceu um círculo de cultura com um curioso diagrama análogo ao enviado do telescópio de Arrecibo em 1974. No entanto, havia diferenças sutis:


[Mensagem no vídeo:
"Cuidado com os portadores de dons falsos e suas promessas não cumpridas
Muita dor, mas ainda dá tempo
Não é bom lá fora
Nos opomos decepção
Fechamento da conduta"]

E analisando, temos:




Desde então, mais de 200 círculos aparecem a cada ano.

Fenômeno que a comunidade científica independente não pode mais ignorar.

Tirem suas próprias conclusões.

StarViewerTeam International 2012.

Traduzido por Aquiles Lazzarotto

P.S.: Se alguém quiser acrescentar informações relativas aos áudios em inglês, eu agradeço. Entendo em linhas gerais o que foi dito, mas não tenho bom ouvido para minúcias daquela língua.

0 comentários: