Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Docentes da UFMT decidem entrar em greve (18ago2011)

Devaneio (Djalma Ferreira / Luiz Antonio)
Agostinho dos Santos


Professores da UFMT cruzam os braços no próximo dia 24

Por Isa Sousa
Da Redação

Instituição de ensino superior não fazia paralisação desde 2005, maior da história

 Assembleia Geral da Adufmat, em 17 de agosto de 2011.

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entram em greve na próxima quarta-feira (24). A decisão foi tomada em assembleia-geral, realizada na tarde de quarta-feira (17), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat).

A Adufmat é ligada à Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-Sindicato Nacional). Além da unidade de Cuiabá, serão atingidos pelo movimento os campi de Barra do Garças e Sinop. Os trabalhadores técnicos da UFMT também estão em greve.

A data encaminhada pela instituiçõa será levada ao Andes-SN, em Brasília, no próximo sábado (20), quando representantes das demais universidades federais e estaduais brasileiras tentarão encontrar uma data única para as instituições que ainda não estejam paradas entrarem também em greve, caso a base entenda que esse é o caminho.

A última paralisação da UFMT havia sido em 2005, quando a instituição ficou 152 dias com atividades ligadas à graduação paradas. Até hoje, essa foi a maior greve da história da instituição. Agora, não há tempo determinado para finalização do movimento.

A principal reivindicação da categoria é pelo não-congelamento dos salários até 2019. Além disso, os docentes lutam contra as contratações precarizadas de professores substitutos e temporários, o sucateamento da estrutura física da universidade e cobram perdas salariais, que já passam dos 152%, em 12 anos.

No último sábado (13), após avaliarem os resultados da rodada nacional de assembleias gerais das seções sindicais, as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Andes-SN aprovaram, por unanimidade, indicativo de greve nacional.

A reunião em Brasília contou com a participação de 38 docentes, de 27 seções sindicais. O presidente da Adufmat estava presente. No país, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão paralisadas.

0 comentários: