Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Doutrina do Choque: a ascensão do Capitalismo do Desastre (6jun2011)

L'Internationale
Renato Braz


Postagem do blog OpenSante, de 6 de junho de 2011, com vídeos que são uma aula sobre o neoliberalismo (aula para pessoas de todas as idades, mas principalmente para os mais jovens, que não viveram alguns dos fatos históricos apresentados):

A Doutrina do Choque: As raízes do choque de gestão demotucano

O excelente documentário A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo do Desastre, baseado no livro de Naomi Klein, descreve como a exploração social e econômica do neoliberalismo, foi utilizado em catástrofes, guerras e crises financeiras. A “Doutrina do Choque” contém as bases do “Choque de Gestão” demo-tucano aplicado nos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, Geraldo Alckmin, José Serra, Yeda Crusius, Jaime Lerner e Beto Richa, Fernando Henrique Cardoso, e outros que aplicaram o neoliberalismo.

A parte 5 é, talvez, a mais chocante, porque mostra o que aconteceu quando levado às últimas consequências (no Iraque), e o futuro que os EUA e Europa vislumbram para a Líbia.

Mas o documentário mostra que o extremismo da Doutrina do Choque cometido no Iraque foi o mesmo aplicado anos antes no Chile, no golpe de Pinochet.
Vale a pena assistir a íntegra deste documentário, para entender melhor o risco que representa a Doutrina do “Choque de Gestão”.






Não vou contar o fim, mas a solução apontada pela autora Naomi Klein passa por uma atitude que tenho defendido em várias das postagens que fiz aqui.


Leia esta e outras postagens em OpenSante.

0 comentários: