Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O PiG tem interesse nas licitações para a Copa? (21jun2011)

Mais um texto do Passarinho Pentelhão, postado por ele em seu blog em 19 de junho de 2011. Postei algo sobre o assunto aqui. Um jornal português apresentou a explicação da presidenta. O JN, do casal 45, apresentou a fala da presidenta em Ribeirão Preto, mas dizem (porque eu não assisto) que cortou a explicação. Êita manipulação danada. Fica feio, Globo. Todo mundo já está percebendo.

Em tempo: PiG (Partigo da imprensa Golpista) é a denominação que parte da blogosfera (a boa, em minha modesta opinião) usa para se referir a órgãos da grande mídia: Globo, Folha, Veja, Estadão etc. etc.

PIG, O Globo em particular, defende que as empreiteiras saibam antes de apresentarem as propostas quanto o Governo pretende gastar em cada obra. O PIG está defendendo os amigos anunciantes???

Todo mundo viu a forma histérica com que o PIG tratou a aprovação pelo congresso do projeto do Regime Diferenciado de Contratações públicas. Dizer que deturparam completamente os objetivos do projeto é chover no molhado. Qualquer iniciativa vinda do Governo dos Trabalhadores é tratada como algo a ser combatido pela oposição, e o PIG é apenas o braço mais ativo desta. Porém, fica aqui a dúvida. Será que mais do que o tradicional embate político temos aqui o PIG lutando pelos interesses comerciais dos amigos empreiteiros anunciantes???

Pentelhão não é a Míriam Leitão, que é quem acha que entende de tudo, e preferiu aguardar os esclarecimentos do Governo sobre o projeto.

Vamos nos concentrar na matéria publicada ontem, sábado, dia 18/06/2011, no jornal O Globo, página 25, intitulada Dilma defende as novas regras e com subtítulo Presidente diz que objetivo do sígilo é evitar formação de cartéis. Vejamos o trecho inicial:
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que o governo não pretende esconder dos órgãos de controle as informações sobre os investimentos que serão realizados para a Copa do Mundo. Segundo ela, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) aprovado na Câmara dos Deputados foi "mal interpretado" e o objetivo do governo seria evitar divulgações que possam facilitar a formação de cartel entre as empresas. Porém, explicou que a sociedade só conhecerá o orçamento das obras após o fim das licitações.

- Lamento a má interpretação que deram a esse ponto. Em momento algum se esconde o valor do órgão de controle, tanto do interno quanto do externo - disse Dilma, em evento em Ribeirão Preto (SP).

Segundo interlocutores, a presidente ficou indignada com a repercussão sobre as mudanças no RDC e, por volta das 8h, ligou para o ministro do Esporte, Orlando Silva, e determinou uma resposta imediata. Dilma também determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e Controladoria-Geral da União (CGU), além dos ministérios envolvidos, entrem em sintonia fina com os tribunais de contas da União, estaduais e com o Ministério Público Federal. Reunião com esse objetivo foi marcada para a próxima semana.

De acordo com Dilma, o sigilo dos orçamentos das obras é válido para as empreiteiras, mas poderá ser acessado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela CGU.

- Para evitar que a pessoa que está fazendo a oferta utilize a prática de elevação dos preços e formação de cartel, qual é a técnica que se usa? Você não mostra para ele qual é o seu orçamento, mas quem fiscaliza sabe direitinho qual é o valor - disse.
E o TCU, que o PIG disse que o Governo queria enganar com o projeto, o que tem a dizer sobre o assunto? Vejamos mais um trecho da matéria:
Responsável pela análise dos projetos relativos à Copa do Mundo, o ministro do TCU Valmir Campelo disse ontem ao GLOBO que, em princípio, concorda com a manutenção em sigilo do preço da obra "apenas e no momento do edital". E salientou que a posição não é contraditória à do TCU.

- Em princípio, não vejo problema em manter o sigilo do preço dentro do processo licitatório, desde que órgãos de fiscalização tenham acesso e desde que, proclamada a vencedora, se dê ciência do custo à toda a sociedade.
É lamentável que o PIG pense que pode continuar mentindo sem que seja desmascarado quase que imediatamente.

Abraços, Passarinho Pentelhão.

Leia esse e outros textos no blog do Passarinho Pentelhão.

0 comentários: