Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

19,99% das propriedades rurais de Mato Grosso pertencem a estrangeiros não-residentes no Brasil (24jun2011)


O mapa acima apresenta os percentuais de propriedades rurais no Brasil que pertencem a estrangeiros não residentes no Brasil.

Como se pode observar, o Mato Grosso lidera o ranking da entrega de um bem que - como bem é lembrado no sítio Tijolaço, de Brizola Neto - não é "fabricável".

E reparem que esse é um percentual de propriedades, e não de extensão de terras. Brizola Neto afirma que as propriedades de estrangeiros estão, no geral, entre as maiores propriedades em cada município onde elas existem (veja aqui e aqui).

E no Congresso Nacional a oposição reage com exagero.

Veja, a esse respeito a postagem de 23 de junho de 2011 no Tijolaço denominada O entreguismo da direita não tem limite, de onde copiei o mapa aqui apresentado.

0 comentários: