Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

domingo, 12 de junho de 2011

Navio antimísseis americano no Mar Negro preocupa governo russo (12jun2011)

L'Internationale
Russian Red Army Choir


Exercícios militares envolvendo embarcação antimísseis norte-americana no Mar Negro deixam os russos com "a pulga atrás da orelha". Veja matéria publicada hoje no sítio RIANOVOSTI, e que me atrevi a traduzir do espanhol.

Chancelaria da Rússia expressa preocupação pela entrada de um cruzador dos EUA no Mar Negro

Moscou, 12 de junho de 2011.

Ministério das Relações Exteriores da Rússia

A entrada do crucero (cruzador?) estadunidense Monterey, equipado com o sistema antimísseis Aegis, para participar dos exercícios "Sea Breeze 2011", dos Estados Unidos e da Ucrânia, provoca perguntas e indica que os Estados Unidos seguem fazendo pouco caso das preocupações da Rússia e man´tme inalterável sua configuração do escudo antimísseis apesar dos protestos de Moscou, anunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O Ministério das Relações Exteriores lembra que a Rússia indicou reiteradamente que não tolerará a presença dos elementos da infraestrutura estratégica dos Estados Unidos nas proximidades de suas fronteiras e os considerará como ameaça à segurança nacional.

"Lamentavelmente, continuam sem atender nossas preocupações e ainda afirmando cooperar conosco em matéria de defesa antimísseis na Europa, forma precisamente aquela configuração do sistema antimíssil contra a qual advertimos nossos parceiros nos Estados Unidos e a OTAN", diz o comunicado da chancelaria.

O Ministério das Relações Exteriores afirma que tais passos obstaculizam a determinação conjunta da arquitetura do futuro escudo antimísseis para a Europa (EuroDAM).

"O fato de um cruzeiro antimíssil estadunidense estar nas águas do Mar Negro confirma outra vez que necessitamos claras garantias legais de que o escudo antimísseis na Europa não estará dirigido contra o potencial estratégico da Rússia", comunica a chancelaria.

O cruzeiro antimísseis dos Estados Unidos Monterey foi destinado às águas europeias como parte da formação do segmento europeu do sistema global de defesa antimísseis. A primeira etapa do programa prevê o posicionamento nos mares Adriático, Egeu e Mediterrâneo de um grupo de navios norte-americanos com o objetivo de proteger os países da Europa do Sul contra as ameaças hipotéticas de mísseis.

Segundo os Estados Unidos, tais navios podem entrar também no Mar Negro em caso de agravamento da situação na região.

"Quiséramos perguntar, qual 'agravamento da situação' provocou o traslado do Monterey ao Mar Negro e qual é seu papel nos exercícios 'Sea Breeze 2011' que são um simulacro de operação contra pirataria?", comentou a chancelaria russa.

São requeridos critérios objetivos que permitirão determinar se o escudo antimísseis cumpre com os objetivos previstos que consistem em impedir os ataques provenientes do território fora da Europa. É importante também garantir a participação de pleno direito da Rússia no desenvolvimento do conceito do EuroDAM e prever as medidas para fomentar a confiança mútua das partes.

"Estávamos dispostos a acordar isso durante a Cúpula dos Oito em Deauville. Lamentavelmente, não conseguimos. Seguiremos exigindo clareza total nesses assuntos importantíssimos no marco das negociações ulteriores com os Estados Unidos e a OTAN", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.

0 comentários: