Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Com a Petrobras, governo entra de sola na regulação da produção do etanol (23jun2011)

Veja no sítio Tijolaço postagem intitulada Saída para o etanol? Lógico, é a Petrobras. O governo resolveu entrar de sola, através de sua empresa estatal, buscando equilibrar todo o processo de produção, estocagem estratégica e transporte (etanoldutos) do álcool (agora virou etanol, para inglês ver).

Deixada por sua conta, a iniciativa privada quase põe o país do avesso, deixando de produzir álcool para exportar açúcar, assumindo seu legítimo papel do lucro acima e a despeito de tudo. Nessa, o país sofre as consequências de desabastecimento de combustível. Tudo para o lucro de um pequeno conjunto de pessoas. O setor de combustíveis é estratégico para qualquer país. Tem, por isso, que ser regulado e monitorado por intervenção estatal. Para o Estado o que interessa é a segurança energética de toda a sociedade, e é seu dever tomar as providências necessárias para que essa segurança seja atingida.

0 comentários: