Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Levando um lero com a cubana Yoani Sánchez (7jun2011)

Sou leitor assíduo o blog do Passarinho Pentelhão e, de vez em quando, trago para cá alguma postagem dele. Todas são boas, e sempre sugiro ao leitor que o visite. O que apresento aqui serve como amostra daquilo que ele escreve e, principalmente, do seu estilo elegante de criticar.

Deleitem-se com essa postagem de 6 de junho de 2011:

Vergonha!!! Yoani Sánchez afirma que Cuba é fábrica de espanhóis!!! Querida, você está completamente enganada, o povo cubano tem muito orgulho da sua pátria!!!

Da série "Levando um lero com a cubana Yoani Sánchez", vamos conversar um pouquinho com ela hoje, dia 06/06/2011, sobre o seu artigo no jornal O Estado de S. Paulo publicado ontem, dia 05/06/2011, e intitulado "Fábrica de espanhóis".

Vejamos um trecho:
Somos uma ilha que se vai, que escapa, nem o canto das tímidas reformas econômicas consegue nos deixar presos ao mastro nacional... E, então, surgiu o caminho inverso ao de Cristóvão Colombo, a volta da terceira geração que nasceu no estrangeiro e agora retorna para a pátria de seus avós. A esquina formada pelas ruas Cárcel e Zulueta, onde tremula a bandeira da Espanha, converteu-se num local de peregrinação para aqueles que desejam partir. A fila de espera é imensa, os guardas examinam todos os documentos antes de autorizar a entrada no edifício, e o sol do meio-dia caribenho não faz ninguém desistir. Entre os grandes paradoxos que marcam nossa realidade podemos destacar este, o de um discurso oficial extremamente nacionalista em contraposição ao sonho de emigrar que nutre a maioria dos cubanos... Olhando de fora, do Museu da Revolução, a uns poucos metros dali, parece que estamos diante de uma produção contínua. É uma sucessão de candidatos entrando por uma porta como cubanos, que saem mostrando o documento que os reconhece cidadãos de um outro país. Chegam até a caminhar diferente ao passar pela ampla cancela; parecem mais leves, menos nervosos, mais espanhóis.
Yoani, eu acho que desta vez você pegou um pouco pesado no seu sentimento anticubano. Veja bem, você diz que a maioria dos cubanos deseja emigrar. Não sabemos que dados você consultou para fazer tal afirmação. Será mesmo que a maioria dos cubanos deseja ardentemente emigrar??? Digo isto porque aqui mesmo no Brasil não é sem dor, paciência e filas que se consegue um passaporte para boa parte dos países europeus e, principalmente, para os Estados Unidos. Nem por isso alguém ousaria dizer que o sonho da maioria dos brasileiros é partir para o exterior. Muito menos que, após a obtenção do passaporte, alguém se sinta mais americano ou europeu que brasileiro.

E estamos falando do Brasil, imagina se falássemos dos países mais pobres da África??? Se tem um sentimento que permanece nas pessoas de cada país do mundo, mesmo com todas as dificuldades que possam estar enfrentando, é o amor por sua pátria. Yoani, você faz parecer que este sentimento não existe em Cuba. E todos sabemos que é bem ao contrário. Se tem um povo que se orgulha de seu país e das conquistas sociais que alcançou, este povo é o cubano. Não estamos aqui falando que o paraíso é em Cuba. Mas o paraíso não se encontra em país nenhum do mundo, não é mesmo?

O Pentelhão acha que você, uma blogueira bastante ignorada pelos cubanos, mas papagaiada e bem paga pelo PIG do mundo inteiro, não deveria falar como se falasse em nome dos cubanos. Não deveria difundir para o mundo a idéia de que "a maioria" do povo cubano sonha em se tornar cidadão da Espanha, porque isto não é verdade.

De qualquer forma, sabemos que, de uma forma ou outra, os cubanos acabam tomando conhecimento das coisas que você escreve. E não deve ter sido nada agradável para cada cubano orgulhoso ver você ignorar de maneira tão direta este sentimento. Imagina se algum blogueiro mexicano dissesse que a maioria do povo mexicano sonha em tornar um americano e só não consegue por causa daquele muro que os Estados Unidos construiu na fronteira dos dois países??? Você sabe do que estamos falando, não?

Mas falávamos que o povo cubano acaba tomando conhecimento do que você fala. Por isso o Pentelhão considerou mais grave ainda o que você fez. Você praticamente convidou boa parte dos cubanos a partir feliz da vida para a Espanha. Querida, será que você não está sabendo que nossos amigos ibéricos estão passando por dificuldades econômicas gravíssimas??? Que o pau está quebrando por lá e que o desemprego está na casa dos 20%, número que chega perto dos 40% no segmento jovem??? Como você acha que, nestas condições, os europeus, espanhóis em particular, poderão ajudar aqueles milhares de cubanos que, segundo você, estão desejando partir para lá???

Yoani, penso que você talvez não esteja muito bem informada sobre as coisas que estão acontecendo fora de Cuba. Talvez você acerte da próxima vez. Mas você nunca vai acertar se insistir em negar que a imensa maioria do povo cubano tem orgulho do seu país. Se não fosse assim, não teria faltado apoio logístico americano para a derrubada do regime.

Toma juízo!

Abraços, Passarinho Pentelhão.

0 comentários: