Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica deflagram greve (2ago2011)

Sinasefe deflagra greve por tempo indeterminado

Os servidores consideram que os canais de negociação foram esgotados. A paralisação já tem adesão em sete estados

Por Renata Maffezoli
ANDES-SN

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) deflagrou greve nesta segunda-feira (1/8) após inúmeras tentativas infrutíferas de negociação com o governo federal. Na última reunião da categoria com o Ministério do Planejamento (MP), em 20 de julho, ficou evidente a falta de interesse do governo em fazer avançar a discussão em torno da pauta de reivindicações apresentada pelo Sinasefe.

“O governo não deu nenhum sinal de que pretende negociar e em todas as reuniões não não se manifestou oficialmente sobre os pontos da nossa pauta específica”, disse Roni Rodrigues da Silva, da direção geral do Sinasefe. Ele contou que o único ponto sobre o qual Duvanier Paiva, secretário de Relações Sindicais do MP e representante do governo nas negociações, se manifestou contra foi a reivindicação de carga horária de 30 horas semanais para os técnicos administrativos de toda a rede federal de ensino.

Para o Sinasefe, todos os canais de interlocução foram esgotados e a greve é a única alternativa para pressionar o governo a atender as reivindicações da categoria. O sindicato protocolou no último dia 27/7 um ofício junto ao MP, ao Ministério da Educação e à Presidência da República informando a decisão de paralisar as atividades. Até o momento, 35 campi em sete estados do país já aderiram à greve.

Segundo Rodrigues, as seções sindicais devem realizar assembléias até o dia 10/8 para deliberar sobre a greve. O Sinasefe já determinou um calendário de atividades de greve, que inclui a participação na Jornada Nacional de Lutas, de 17 a 26 de agosto, com marcha nacional no dia 23/8.

O Sinasefe divulgou também uma Carta Aberta à População, na qual explica os motivos que levaram a categoria a optar pela greve na rede federal de ensino. Clique aqui para ler o documento.

Confira abaixo alguns dos pontos da Pauta de Reivindicações do Sinasefe:
1. Reajuste emergencial de 14,67% (Inflação IPCA + variação do PIB);

2. Destinação de 10% do PIB para a Educação Pública;

3. Reestruturação da carreira docente e do PCCTAE;

4. Democratização das Instituições Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica;

5. Cumprimento já da legislação sobre questões funcionais dos servidores da rede federal de ensino, com a revogação das instruções e orientações normativas em contrário;

6. Pela manutenção e ampliação de concursos públicos para docentes e técnicos administrativos em educação da nossa rede;

7. Contra a precarização da função docente com o estabelecimento dos contratos temporários em substituição aos professores/as substitutos e para a ocupação de vagas ociosas de docentes do quadro permanente das Instituições Federais de Ensino;

8. 30 horas semanais para os técnicos administrativos de toda a rede federal de ensino;

9. Estabelecimento já de um grupo de trabalho (GT) com a participação do governo, Sinasefe, Fasubra e reitoria para a discussão sobre as terceirizações nas Ifes;

10. Equiparação do auxílio alimentação dos servidores da rede federal de ensino com o auxílio alimentação dos servidores do Congresso Nacional, Judiciário, e Tribunal de Contas, pelo maior valor;

11. Implantação de um GT, com a participação do Ministério de Educação e da Sinasefe, para discutir a normatização, concessão e valores de benefícios como auxílio maternidade, saúde e pré-escola.
Fonte: ANDES-SN

3 comentários:

Nara de Souza disse... [Responder comentário]

e a UFMT-Cuiabá?

Aquiles Lazzarotto disse... [Responder comentário]

Nara,
Entendo que no retorno das aulas deverá acontecer assembleia geral dos professores, como ficou acertado antes das férias. Na assembleia será analisada e possivelmente votada a entrada ou não em greve. A indicação do setor das federais, no Sindicato Nacional, é de mobilização para a greve, porque o governo não tem dado abertura para discussão da pauta dos servidores públicos.
Vamos esperar para ver. Certo?

Nara de Souza disse... [Responder comentário]

Ok Mestre..
o Jeito então é voltar né.
haha

obrigada!