Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aniversário de Cuiabá (8abr2011)

Sou um migrante paulista que chegou em Cuiabá em 1980. Já vi várias cuiabás nesse tempo.

Em seguida apresento fotos de Cuiabá em diversos tempos, homenageando essa cidade que tão bem me recebeu e que guardo no coração.

Na foto acima, aparece a catedral de Cuiabá no aniversário (bicentenário) da cidade em 1919. O centro da cidade, irreconhecível para os neocuiabanos.

Nesta imagem, a catedral já mostra o resultado da reforma feita em 1920. À direita fica o antigo prédio da prefeitura (ou do governo estadual, não tenho certeza), na Praça Alencastro. Naquele mesmo local encontra-se, hoje, o prédio da Prefeitura (foto abaixo).

Em minha modesta opinião, perdemos um formidável patrimônio arquitetônico. Esse edifício foi originalmente sede do governo estadual. Após a transferência do governo estadual para o Centro Político Administrativo (CPA), lá pelo final da década de 1970, o prédio passou a ser sede da Prefeitura Municipal.

Aqui a catedral aparece com nova reforma de fachada. Ao lado está o Palácio da Instrução, antiga Escola Estadual Barão do Melgaço, atualmente sob a administração da Secretaria de Cultura.

Na década de 1970 essa era a visão do centro da cidade. O Palácio Alencastro em construção, a catedral nova (a antiga foi demolida), o Palácio do Comércio (em primeiro plano).
... segundo Júlio De Lamônica Freire, o povo cuiabano sempre questionou a importância das tradições barrocas da sua cidade e da aquitetura das construções, tendo por base novos conceitos e preconceitos urbanos, incorporando, dessa forma, os novos modelos que vinham de fora e não mais o anterior das nossas tradições. Afinal, a promessa de progresso era de fora para dentro da cidade. ..." (MOREIRA, Márcio. Cuiabá na lente do Foto Cháu. Cuiabá : Edição do autor, 2000)
Algumas edificações sobreviveram a esse "ideal" de progresso que propunha a demolição das "velharias" e a construção de altos e modernos edifícios.

A igreja de São Benedito, no Largo do Rosário, é uma dessas obras sobreviventes. Construída sobre uma antiga lavra de ouro onde, conta-se, morreram muitos escravos, que eram utilizados no garimpo.

O antigo Arsenal de Guerra, atualmente Sesc Arsenal, situado no antigo caminho de acesso ao Porto. Ali eram produzidas armas e munições, sendo que o local serviu de escola para menores aprendizes. Na verdade, ao que me lembro de ter lido, um local para manter guardadas, vigiadas e "domesticadas" crianças pobres, muitas delas filhas livres de escravos (depois da Lei do Ventre Livre).

Essa construção, no alto, igreja do Bomdespacho, não é, na verdade, uma preservação de antigas construções, dado que foi construída no século XX, buscando remeter o observador à forma da catedral de Notre Dame, em Paris (que aparece na foto abaixo).

Por enquanto é só. Talvez mais tarde, ainda hoje, eu volte com mais fotos sobre essa cidade que mora no meu coração, e onde moro com muito prazer.

Parabéns, Cuiabá!

0 comentários: