Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

domingo, 24 de abril de 2011

O Globo esconde que o Brasil ampliou sua participação no total das exportações mundiais (24abr2011)

Jornal O Globo esconde de seus leitores que o Brasil ampliou sua participação no total das exportações mundiais. Pior, tenta induzir seu leitor de que ocorreu exatamente o contrário! Lamentável!!!

Há anos venho alertando meus amigos, familiares, alunos etc. para que ao lerem um texto ou uma notícia é importante sabermos QUEM ESTÁ FALANDO, DE ONDE ESTÁ FALANDO (esse ONDE quer dizer DE QUAL PARTE DO ESPECTRO POLÍTICO).

Minha geração foi formada pela leitura de livros e informada por jornais, revistas e rádios e, depois, televisões. Tudo o que se veiculava nesses meios tinha aparência e era aceito como verdadeiro. Até porque costumamos analisar os outros pelos nossos parâmetros pessoais.

No famoso tempo em que um fio de barba valia como garantia de sua palavra, ninguém acreditaria que alguém tivesse a pouca decência de publicar ou publicizar inverdades.

Os tempos mudaram. Foi um doloroso percurso para desconstruir essa percepção. Eu gostaria que os mais jovens fizessem esse percurso em menos tempo e com menos dor. Essa é a razão porque publico os textos que vão ilustrando o papel daninho de uma imprensa parcial, sem compromisso com a verdade, ou manipuladora da informação.

A blogosfera, a internet nos fornecem oportunidade de atravessar o front da grande mídia. Ali encontramos todas as informações e podemos comparar as diferentes formas como ela pode ser abordada, e principalmente ir aprendendo a discernir DE ONDE fala o nosso interlocutor, o autor dos textos, das notícias. Quais são os interesses que alimentam esses materiais divulgados.

Quem convive mais de perto comigo sabe que desde há muito não assisto nada da Globo. Não leio e nem assino Folha, Estadão, Isto É, Época e congêneres. Globonews e Veja, então, nem pensar.

Mas chega de preâmbulos. Vamos à postagem de hoje do Blog do Passarinho Pentelhão. É mais uma ilustração do modus operandi da grande mídia.


Matéria da página 33, editoria de economia, de hoje, dia 24/04/2011, do jornal O Globo, traz o seguinte título e subtítulo:
"China avança e América Latina perde espaço nas exportações de serviços"

"Estudo mostra que participação da região caiu, enquanto asiáticos cresceram"
Conclusão óbvia a partir da leitura de ambos, do título e do subtítulo, o Brasil está perdendo espaço no comércio mundial, afinal o Brasil faz parte da América Latina, não é mesmo??? E o jornal O Globo não faria a pilantragem jornalística de, tendo o Brasil obtido um resultado totalmente diferente do restante dos países da América Latina, não alertar, nem no título, nem no subtítulo, nem no corpo do texto, seus leitores! Ou faria???

Bem, na matéria tem um quadrinho que traz a participação de vários países no total das exportações mundiais. Vejamos os dados para os países da América Latina:
México ----- 0,62% (2000) para 0,45% (2009);

Argentina ----- 0,32% para 0,32%;

Chile ----- 0,27% para 0,25%;

Peru ----- 0,10% para 0,09%;

Uruguai -----0,08% para 0,05%;

Brasil ----- 0,62% para 0,81%!!!!!
Não há nome difente para isto: é pura pilantragem jornalística!!! Que se há de fazer, né? Azar de quem só lê O Globo.

Abraços, Passarinho Pentelhão.

0 comentários: