Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Os novos patrões de Yoani Sánchez (5abr2011)

Pentelhão malvado conta para a blogueira cubana Yoani Sánchez quem são seus novos patrões, O Globo e Estado de S. Paulo!!!

Yoani Sánchez, juro que não estava a fim de te pentelhar, mas aí me deparei com um anúncio de meia página do jornal O Estado de S. Paulo de ontem, dia 04/04/2011, saudando sua chegada à família piguiana como colunista quinzenal, e aí mudei de idéia. Afinal de contas, pensei, quantos militantes escrevem regularmente em dois pesos pesados do PIG, tipo O Globo e O Estado de S. Paulo??? Portanto, querida, saiba que desde já estás promovida e figurarás ao lado de outros pesos pesados do sexo feminino alvos de nossa pentelhação preferencial, tais como Dora Kramer e Míriam Leitão. Pretendemos travar um diálogo educado com você, uma vez que já pudemos perceber que você é uma moça bem calma.

Então vamos ver a homenagem que o Estadão preparou para você. Eis o anúncio:

Agora você pode ler no Estadão o que muitos cubanos não podem ler em lugar algum.

Mil desculpas pelo vermelho, foi sem querer. Não está de todo ruim o anúncio. Um pouco sensacionalista, é claro. O jornal precisa ganhar dinheiro para pagar o seu salário, não é mesmo? Mas, querida, o problema é o conteúdo. O jornal está dizendo que o povo cubano não tem acesso aos seus escritos? Então deve ser por isso que ele, o povo cubano, não te dá a menor bola?? Ou talvez você seja uma opositora do regime cubano, legítima, mas pertencente a um grupo bem minoritário daquela sociedade! Não seria este o caso??

Bem, aqui no Brasil você vai ter que aprender algumas coisas. A gente vai lhe passando com o tempo. Por exemplo, a minoria opositora do governo dos trabalhadores faz muito barulho por contar com amplo e irrestrito apoio do amigos do PIG, principalmente os colaboradores do seu núcleo duro, formado por O Globo, Estadão, Veja e Folha. Que eu saiba, olha que loucura, você já é colunista contratada de dois deles. Talvez já seja dos quatro e eu é que estou desatualizado! Ah, já ia me esquecendo, o PIG é o Partido da Imprensa Golpista.

O PIG finge neutralidade, mas atua como um partido político antipetista. Desculpa falar mal de seus novos patrões, mas o que se pode fazer, né, não é correto mentir ou mesmo apenas omitir informações. Tenho inclusive que ser 'malvado' e lhe contar algo muito mais sério e que, provavelmente, deve deixar você muito decepcionada. É isso mesmo, apoiaram a ditadura!!! Diria até que a ditadura só existiu graças a eles. Seja bem vida, querida!

Mas o que a gente queria falar para você neste nosso segundo contato, assim mais íntimo, é outra coisa. A gente queria dizer que um blogueiro de esquerda brasileiro jamais será contratado pelo PIG, muito menos, portanto, um cubano. Então, Yoani, se dependesse de nossa grande imprensa, os brasileiros jamais conheceriam o outro lado da história. Felizmente, o poder deles, dos seus patrões, já não é mais o mesmo de outrora. A blogosfera, principalmente através dos Blogs sujos, apelido dado por Serra, candidato derrotado pela Dilma nas últimas eleições, e por nós orgulhosamente adotado, aos Blogs de esquerda, tem dado um banho nos conservadores. Que reagem com muito ódio, você vai ver!!!

Bem, já falamos demais por hoje. Voltaremos a nos ver com toda certeza. Enquanto isso, você já tem algo para sacanear o pessoal da esquerda aí em Cuba. Fale assim para eles: "Ah, aqui vocês não querem me ouvir, mas no Brasil eu escrevo em jornais que só publicam cartas dos leitores, algumas pregando o golpe claramente, escritas pelos que se opõem ao governo dos trabalhadores.

Abraços, Passarinho Pentelhão.

Extraído do Blog do Passarinho Pentelhão.

2 comentários:

Ieda disse... [Responder comentário]

Maravilhoso seu texto! Não conhecia seu blog, mas acho que vou ficar "freguesa". Estou repassando no Face... Um abraço!!!

Aquiles Lazzarotto disse... [Responder comentário]

O texto eu o reproduzi de um blog que acompanho com carinho: o Blog do Passarinho Pentelhão. Comuniquei-me com ele e pedi autorização para eventualmente reproduzir algumas de suas postagens. Como sou blogueiro relativamente novo, ainda sou tímido em elaborar textos próprios, se bem que o faça às vezes. Mas quando encontro textos ou notícias que considero importante repercutir trago-os para este espaço, sempre citando sua origem e dando link para acesso ao sítio (não gosto de chamar de site) de onde veio o texto.
Com isso, vou compondo uma mescla de ideias minhas e de outras pessoas. Essa mescla me expõe, é claro, pois vão desvendando como vejo o mundo e aquilo que a cada momento atrai minhas atenção e preocupação. Na verdade, o conjunto de postagens mostra a mim mesmo como sou, se estou mudando, e qual o caminho que percorro.