Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Serra calcula preço da soberania do povo paraguaio (28abr2011)

Postagem de hoje do Blog do Passarinho Pentelhão. Mais uma pérola do candidato derrotado na última eleição presidencial. Já pensou se ele tivesse ganhado a eleição?

Inacreditável!!! Serra calcula em cerca de três bilhões de dólares a soberania do povo paraguaio!!! Isso é uma loucura!!!

"Armas de destruição em massa", publicado hoje, dia 28/04/2011, na página A2 do Estadão, e já reproduzido em quase todos os blogs 'limpinhos' do país, Serra fala sobre o problema das drogas. Não é por nada não, Serra, mas nesse assunto sugiro que você consulte Fernando Henrique Cardoso. Sim, ele mesmo. É dele o melhor artigo que o Pentelhão encontrou até hoje e aqui foi reproduzido no dia 18/01/2011 no post intitulado A guerra contra as drogas, por Fernando Henrique Cardoso. Não é sacanagem, é sério!!!". Sua defesa da descriminalização das drogas como política de saúde e de segurança, principalmente nos grandes centros urbanos, está muito bem embasada através de dados e estudos. Claro, na época, nenhum blog 'limpinho' reproduziu.

No artigo, Serra reproduz os argumentos por ele difundidos durante a campanha de que o combate às drogas deveria ser feito no 'quintal do vizinho'. Por que será que os Estados Unidos nunca pensaram nisso!!! Decididamente Serra deveria reciclar suas idéias, mas, tem quem goste deste tipo de discurso. Porém, avançou o sinal e foi um pouco mais claro na maneira que exerceria a diplomacia com nossos vizinhos se tivesse sido eleito. É mais ou menos assim: Olha, companheiros paraguaios, eu sei que você estão precisando de uma graninha!!! Vamos fazer o seguinte: eu dou a vocês três bilhões de dólares e vocês, em contrapartida, dão uma combatidazinha nos crimes aí no Paraguai. Está bom pra vocês???

Mas, Pentelhão, isso é inacreditável!!! É sério que ele falou isso???

Com todas as letras. Vejam vocês mesmos:
Mas o fato é que o governo brasileiro se deixou levar pelas alianças externas do PT e não usou seu poder de pressão diplomática para inibir o tráfico vindo de países vizinhos, apesar dos presentes vultosos aos seus governos: ... ao Paraguai, principal foco de contrabando de armas, US$ 3 bilhões por conta de Itaipu. Não devia ter havido uma troca? "O Brasil ajuda vocês e vocês se ajudam e ao povo brasileiro, combatendo o crime dentro de seus países".
Querido, Serra, decididamente aquela bolinha de papel não lhe fez bem. Olha só, companheiro:

1. Quem foi que disse pra você que o povo paraguaio e seus governantes eleitos consideram que o Brasil está 'ajudando' o país deles??? É sério que nunca passou pela sua cabeça que eles simplesmente consideraram que tinham o direito de reinvindicar melhores condições financeiras em um contrato assinado décadas atrás, possibilidade que existe em todo e qualquer contrato complexo entre grandes corporações??? Se você enviasse um diplomata ao Paraguai e ele colocasse o problema neste termos, "O Brasil ajuda vocês e vocês se ajudam e ao povo brasileiro, combatendo o crime dentro de seus países", seria inapelavelmente expulso do país.

2. A legítima negociação foi realizada e, é claro, os paraguaios conseguiram muito menos do que desejavam. O Brasil poderia muito bem se recusar a fazer qualquer tipo de ajuste, mas fica a pergunta para você responder, Sr. Serra: é verdade ou não é que quanto mais miserável for a população de um país, mais facilmente as organizações criminosas conseguem atrair as pessoas para o 'mal caminho'??? Não haveria algum interesse estratégico para o Brasil, portanto, até mesmo para combater a criminalidade em nossas fronteiras, que um bom acordo fosse fechado???

3. Ao dizer que os paraguaios deveriam combater o crime dentro do seu país, você está ofendendo duplamente uma nação inteira. Primeiro porque está insinuando que eles não combatem. Novamente perguntamos, será que os governantes eleitos pelo povo paraguaio acham isso??? Que o crime não é combatido no Paraguai??? Segundo, e muito mais grave, o que você está propondo é comprar a soberania de um país!!! E da maneira mais vil possível!! O Brasil dá três bilhões de dólares, mas vocês fazem o que a gente mandar!!!

É Serra, começo a duvidar que o PSD vai te aceitar como candidato a presidente em 2014.

Abraços, Passarinho Pentelhão.

0 comentários: