Quem sou eu

Minha foto
Bebedouro, São Paulo, Brazil
Geólogo e professor aposentado, trabalho este espaço como se participasse da confecção de um imenso tapete persa. Cada blogueiro e cada sitiante vai fazendo o seu pedaço. A minha parte vai contando de mim e de como vejo as coisas. Quando me afasto para ver em perspectiva, aprendo mais de mim, com todas as partes juntas. Cada detalhe é parte de um todo que se reconstitui e se metamorfoseia a cada momento do fazer. Ver, rever, refletir, fazer, pensar, mudar, fazer diferente... Não necessariamente melhor, mas diferente, para refazer e rever e refletir e... Ninguém sabe para onde isso leva, mas sei que não estou parado e que não tenho medo de colaborar com umas quadrículas na tecedura desse multifacetado tapete de incontáveis parceiros tapeceiros mundo afora.

domingo, 3 de abril de 2011

Elio Gaspari não sabe fazer conta (3abr2011)

Elio Gaspari não sabe fazer conta!!! Ou então gosta de dar uma enganadinha básica em seus leitores, como o leitor de O Globo sofre!!!, omitindo informações!!!

Elio Gaspari está tão neurótico com a possibilidade dos partidos de esquerda conseguirem emplacar o simples e justo sistema de votação baseado em listas eleitorais, possibilidade que aumentou bastante nos últimos dias depois que inúmeras entidades, inclusive o Movimento de Combate à Corrupção, o Movimento do Ficha Limpa, declararam apoio ao voto no partido, bem como a Comissão da Reforma Política do Senado aprovou este sistema por nove votos a sete, que três das sete notas de hoje da sua coluna no jornal O Globo falam sobre o tema. Oh desespero!!! Fiquemos apenas com esta:
Conta eleitoral - O palhaço Tiririca teve 1,3 milhão de votos. Pelo sistema atual, carregou a eleição de três deputados de sua coligação, na qual estava o PT. Colocado na cabeça de uma lista, carregaria os mesmos três deputados. Criando-se o distritão, ele se elegeria, e só. Pelo sistema distrital puro, dificilmente seria eleito.
Ah, Elio, vamos lá! O Pentelhão vai ter que chamar a sua atenção! Que coisa feia você está fazendo com seus leitores! Não dê a informação pela metade, faltando talvez exatamente a parte mais divertida do 'distritão', que é distorcer a vontade da população, ou mais claramente falando, distorcer a democracia. Se com cerca de trezentos mil votos, Tiririca já estaria eleito, conte para todos, não esconda a informação seu malandrinho!!!, para onde vão os outros um milhão de votos que sobraram???

Tudo bem, o Pentelhão, que respeita mais seus leitores do que você, responde: para a lata de lixo!!!

Esqueçam o Tirrica. Pensem em termos de partido. Imagine que a metade da população do Rio de Janeiro queira eleger um deputado federal, são 40 no total, do DEM, e a outra metade queira eleger um do PT. A boa matemática democrática muito simples aponta: ora, se a metade da população prefere o DEM e a outra metade o PT, precisamos de um sistema eleitoral que garanta que cada um deles eleja 20 deputados, não é verdade??? Este sistema é o sistema proporcional com voto no partido.

E como se dá o estelionato eleitoral do 'distritão' do Sr. Gaspari??? Bem, como é impossível combinar antes, imagine que todos que desejam elejer um deputado federal do DEM escolham votar no Índio da Costa. Em vez de 20, advinha quantos deputados o DEM elegerá sobre o 'distritão'???? Responde pra seus leitores Gaspari!!!

A resposta é um!!! Imagine o mesmo para o PT e temos que a vontade de toda a população resultou na eleição de apenas dois, dos quarenta deputados federais. O nome disso, Sr. colunista, é roubo!!! Estelionato eleitoral!!!

E agora, Sr. Gaspari??? Desminta que estas contas simples não são verdadeiras!!! Como você não conseguirá, reconheça que não sabe fazer "conta eleitoral" ou assuma que você gosta de um estelionatozinho eleitoral e, mais grave, que você gosta de dar uma enganadinha básica no seu leitor, omitindo informações decisivas para a tomada de decisão.

Abraços, Passarinho Pentelhão.

Extraído do Blog do Passarinho Pentelhão.

0 comentários: